terça-feira, julho 2, 2024
InícioInternacionalIsrael destrói túneis do Hamas

Israel destrói túneis do Hamas

Nesta sexta-feira, 3, as Forças de Defesa de Israel (FDI) disseram que estão demolindo os túneis do grupo terrorista Hamas descobertos por meio de operações terrestres na Faixa de Gaza.

“Os combatentes descobriram poços, plantaram explosivos, prenderam e neutralizaram túneis no território da Faixa de Gaza”, disse o porta-voz militar Daniel Hagari no Twitter/X.

A ação está sendo feita pela unidade Yahalom, ao lado dos combatentes de engenharia do Batalhão 7107, da Brigada Nahal, da Brigada Negev e das forças blindadas.

Hamas mantém reféns de Israel nos túneis 

hamas túneis israel 2hamas túneis israel 2
A ação está sendo feita pela unidade Yahalom, ao lado dos combatentes de engenharia do Batalhão 7107, da Brigada Nahal, da Brigada Negev e das forças blindadas | Foto: Reprodução/Twitter/IDFSpokesperson

Estima-se que o Hamas mantenha cerca de 240 reféns raptados de Israel no massacre de 7 de outubro nesses túneis. Esta não é a primeira vez que Israel mira nessas passagens terrestres.

No último sábado, 28, as FDI disseram que seus aviões atingiram 150 alvos subterrâneos dos terroristas no norte de Gaza. O Hamas também usa essas passagens para se proteger, fazer contrabando e esconder armas e combustíveis.

Leia também

Yocheved Lifshitz, refém de 85 anos libertada pelos terroristas, disse em uma coletiva de imprensa que o Hamas tem uma “teia de aranha” embaixo de Gaza. Israel descobriu que a principal base de operações do Hamas está abaixo do Hospital Shifa, o maior da Faixa de Gaza.

As batalhas em túneis são as mais difíceis. Os terroristas podem escolher onde o confronto vai começar, e, até mesmo, onde ele vai terminar. Yehia Sinwar, líder político do Hamas, disse em 2021 que os terroristas possuem 500 km de túneis. A Faixa de Gaza tem 360 km².

Israel estima que os túneis do Hamas custaram cerca de US$ 3 milhões cada um, o equivalente a mais de R$ 15 milhões. Muitos deles são feitos de concreto pré-fabricado e possuem até salas médicas para cuidar dos terroristas feridos. Outros estão a cerca de 40 metros abaixo do solo, onde o membros do Hamas podem se esconder por meses.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui