O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou neste domingo, 27, que os recentes ataques de Tel-Aviv prejudicaram fortemente as capacidades defensivas do Irã, sem especificar os alvos atingidos.
Netanyahu comentou pela primeira vez os ataques, ao enfatizar que Israel prometeu responder de forma contundente ao lançamento de mísseis balísticos pelo Irã no começo deste mês.
“Nas primeiras horas da manhã de sábado, mantivemos nossa promessa e danificamos severamente a capacidade de defesa do Irã e sua capacidade de produzir mísseis disparados contra nós”, disse o premiê. “Ontem batemos na cabeça do polvo. Ao povo do Irã digo: nossa luta é contra um regime tirânico que ameaça toda a região. Quem nos machuca, nós os machucamos.”
Israel recebeu ajuda dos Estados Unidos
O primeiro-ministro agradeceu aos Estados Unidos pela coordenação e pela assistência nos ataques realizados pelas Forças de Defesa de Israel (FDI) ao Irã. Ele ressaltou que o ataque atingiu todos os objetivos de Israel.
Autoridades da administração Joe Biden afirmaram que os EUA não participaram diretamente do ataque, mas foram consultados sobre a contraofensiva israelense.
De acordo com informações do Irã, Israel atacou instalações militares em todo o país na manhã do sábado 26, o que causou “danos limitados” em algumas áreas.
A agência de notícias estatal IRNA relatou que Israel atacou partes de centros militares nas Províncias de Teerã, Khuzestan e Ilam. Esses ataques foram interceptados, segundo o Irã.