sábado, novembro 23, 2024
InícioInternacionalIsrael confirma morte de refém sequestrado pelo Hamas no ataque de 7...

Israel confirma morte de refém sequestrado pelo Hamas no ataque de 7 de outubro

Nesta sexta-feira, 3, foi confirmada a morte de Dror Or, um cidadão de 49 anos que estava entre os sequestrados pelo Hamas durante o ataque terrorista de 7 de outubro, em Israel. O homem estava na Faixa de Gaza desde o atentado.

A informação foi divulgada pelo governo de Israel, no Twitter/X. Dror residia no Kibutz Be’eri, um dos locais mais atingidos no ataque. A morte torna seus filhos — Alma, Noam e Yahli — órfãos de ambos os pais, depois do falecimento de Yonat, sua esposa, no mesmo ataque.

Dror Or, que também possuía nacionalidade portuguesa em razão de sua ascendência de judeus sefarditas, conforme relatado pela Rádio e Televisão de Portugal (RTP), era um dos mais de 250 indivíduos capturados por terroristas islâmicos.

Noam e Alma foram sequestrados na mesma ocasião, mas conseguiram ser libertados em uma troca de reféns por prisioneiros palestinos realizada em novembro. Naquele momento, houve um cessar-fogo temporário entre Israel e o Hamas.

Israel quer a libertação dos reféns

A notícia da morte de Dror Or surge em um momento de tensão no conflito. Atualmente, Israel busca a libertação dos reféns ainda em poder do Hamas.

O Fórum das Famílias de Reféns expressou que a paz verdadeira somente será alcançada com a libertação dos reféns, vivos e mortos, para que possam se recuperar ou serem devidamente sepultados. Catar, Estados Unidos e Egito, que atuam como mediadores, aguardam a resposta do Hamas.

As consequências dos ataques do Hamas

Desde o início do conflito, em outubro de 2023, registrou-se a morte de 1.170 pessoas, a maioria civis, segundo dados compilados pela AFP a partir de fontes israelenses.

Em retaliação ao ataque do Hamas, Israel lançou uma ampla ofensiva militar contra Gaza. O objetivo é desmantelar o grupo terrorista.

Atualmente, estima-se que 129 dos indivíduos sequestrados ainda permaneçam em cativeiro em Gaza, com suspeitas de que 35 deles, incluindo Dror Or, possam ter falecido.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui