A guerra no Oriente Médio mais um capítulo. Nesta sexta-feira, 25, as Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram que atacaram o território iraniano.
De acordo com as FDI, a ação se dá de forma precisa e contra somente “alvos militares” do Irã. Ainda segundo o órgão israelense, o movimento ocorre como “resposta a meses de ataques contínuos” do regime islâmico iraniano contra o país judaico.
“O regime no Irã e seus representantes na região têm atacado Israel implacavelmente desde 7 de outubro”, afirmam as FDI, em comunicado oficial. “Há ataques em sete frentes — incluindo ataques diretos de solo iraniano.”
Ainda na nota, as Forças de Defesa de Israel afirmam que irão lutar para manter o direito de o país existir de modo pleno e soberano.
Pelas redes sociais, vídeos mostram estruturas em Teerã, capital iraniana, sendo atingidas por mísseis.
🚨🇮🇱 | ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Israel está bombardeando áreas militares do regime terrorista do Irã em Teerã. Estas imagens mostram os poderosos bombardeamentos retaliatórios de Israel. Netanyahu disse que não irá parar até destruir os inimigos de Israel. pic.twitter.com/84ZrTbPOon
— 🇧🇷JENIFER COSTA🇧🇷 (@jeny1962) October 25, 2024
Terroristas apoiados pelo Irã atacaram Israel
A ação israelense é uma reação diante de ataques de grupos terroristas. Em 7 de outubro do ano passado, criminosos do Hamas, que é financiado pelo Irã, invadiram o sul do território israelense. Na ocasião, 1,2 mil pessoas foram assassinadas, sobretudo civis. Além disso, os extremistas mantêm, até hoje, mais de cem reféns na Faixa de Gaza.
O Hamas, contudo, não é o único problema das autoridades do país judaico. Ao norte, a nação tem de lidar com o grupo terrorista Hezbollah, com base no Líbano. Ao sul, o também grupo terrorista Houthi, do Iêmen, promove ações contra Israel.
Em 1º de outubro, Irã promoveu ataque direto contra Israel. A teocracia islâmica disparou mais de 200 mísseis contra o território israelense.