A atriz francesa Isabelle Huppert foi escolhida para presidir o júri da 81ª edição do Festival de Veneza, que está marcado para o dia 28 de agosto até 7 de setembro, na Itália. Ela será a responsável por entregar o Leão de Ouro ao grande vencedor do ano.
“Há uma longa e bela história entre o Festival e eu. Tornar-se uma espectadora privilegiada é uma honra. Mais do que nunca, o cinema é uma promessa. A promessa de fugir, de perturbar, de surpreender, de olhar bem para o mundo, unidos nas diferenças dos nossos gostos e ideias”, disse a estrela de “A Professora de Piano” (2001) em uma nota divulgada pelo evento.
A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração da Biennale di Venezia, que confirmou a recomendação do Diretor do Festival de Cinema de Veneza, Alberto Barbera, segundo o comunicado oficial.
O Júri Internacional de Veneza 81 será composto por nove celebridades da esfera do cinema e da cultura de diferentes países. Ele é responsável por atribuir os principais prêmios da competição.
Huppert é uma premiada atriz francesa. Ela já ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Cannes em 1979 por “Violette”. No festival italiano, ela foi premiada duas vezes com a Coppa Volpi de Melhor Atriz por “Um Assunto de Mulheres” (1988) e “Mulheres Diabólicas”, que também lhe rendeu um prêmio César.
Em 2017, ela ganhou sua primeira indicação ao Oscar por “Elle”, pelo qual também ganhou um Globo de Ouro e um Indipendent Spirit Award. Em 2022, ela foi nomeada ganhadora do Urso de Ouro Honorário no Festival de Cinema de Berlim.
Filme brasileiro destaque no Festival de Veneza ganha trailer