A série “Monstros – Irmãos Menendez: Assassinos de Pais”, lançada no dia 19 de setembro, e o documentário “O Caso dos Irmãos Menendez”, divulgado em 7 de outubro, trouxeram à tona o crime que colocou Erik e Lyle na prisão há 35 anos.
Os holofotes voltaram à investigação que está sendo reconsiderada pelos juízes com a recomendação da revisão da pena perpétua. Desde o lançamento da primeira produção — que atiçou a curiosidade do público — as buscas pelos nomes dos irmãos no Google apresentou picos. Veja mais dados sobre o caso.
Em 20 de agosto de 1989, os irmãos mataram os pais, José e Kitty, na residência da família em Beverly Hills, nos Estados Unidos. Na época, eles tinham 21 e 18 anos, respectivamente, e juntos dispararam mais de 12 vezes contra o casal usando espingardas.
Menos de um ano após os assassinatos, em março de 1990, Lyle foi preso, seguido de Erik, três dias depois. O julgamento foi transmitido na televisão estadunidense e chamou a atenção da mídia para o caso.
Em uma comparação de 12 meses — entre 22 de outubro de 2023 e 26 de outubro de 2024 — na ferramenta Google Trends, as buscas pelo assunto “Lyle e Erik Menendez” atingiram um pico na semana de 22 a 28 de setembro, período entre os lançamentos dos títulos.
Alcançando o posto de produção de língua inglesa mais vista da Netflix na semana de sua estreia, o projeto de ficção fez algumas adaptações que alteraram os fatos da cronologia do crime e do julgamento.
O documentário, no entanto, se baseia em entrevistas dos participantes do júri do primeiro julgamento, advogados responsáveis, família, outras pessoas com informações internas e dos próprios irmãos, que deram entrevistas pela primeira vez via telefonemas feitos dentro da prisão.
Nas cinco pesquisas mais relacionadas ao nome dos irmãos, aparecem duas vezes o título da série da Netflix, o nome do ator que interpretou Erik Menendez e o questionamento de como estão os presidiários nos dias de hoje.
O lançamento de “Monstros – Irmãos Menendez: Assassinos de Pais”, em 19 de setembro, causou o maior pico de buscas se comparado ao do documentário “O Caso dos Irmãos Menendez”, liberado em 7 de outubro.
O volume de buscas entre uma semana antes do primeiro e uma semana depois do segundo — entre 12 de setembro e 14 de outubro — atingiu o pico no dia 22, mais próximo do seriado, o que fez com que a curiosidade do público acerca do caso de 35 anos atrás.
Irmãos Menendez: o que é verdade e o que é inventado na série Monstros
*Com informações de Fernanda Pinotti, da CNN