domingo, junho 30, 2024
InícioPolíticaIrmão de Flávio Dino assume cargo em órgão do MPF

Irmão de Flávio Dino assume cargo em órgão do MPF

Nicolao Dino, irmão de Fávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, tomou posse na segunda-feira, 27, como chefe da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC). Durante seu discurso, ele afirmou que o modelo de escola cívico-militar precisa ser “rigorosamente esquadrinhada” e mencionou a necessidade de responsabilizar quem tentara “ceifar” a democracia.

Nicolao Dino foi empossado em cerimônia na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília. O evento contou com a participação do seu parente, do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida.

Educação e democracia

A defesa da análise rigorosa do modelo cívico-militar foi feita logo após Nicolao Dino ressaltar a importância de garantir espaços plurais na educação, citando o educador Anísio Teixeira.

“A adoção de modelos educacionais denominados cívico-militares, ora em curso em alguns Estados da federação, precisam ser rigorosamente esquadrinhados, partindo-se da indelével premissa de que a educação para a democracia implica a formação de pessoas livres, seres pensantes, que valoram a diversidade e a promoção de espaços plurais e críticos”, afirmou.

Comissão especial sobre mortos e desaparecidos

Nicolao Dino comprometeu-se a assegurar o “pleno funcionamento” e a conclusão dos trabalhos da comissão especial sobre mortos e desaparecidos políticos, que ele considera essencial para implementar a “justiça de transição” no Brasil.

A comissão tinha o objetivo de reconhecer as pessoas mortas ou desaparecidas em razão de atividades políticas, mas foi extinta pelo governo federal.

“Democracia significa garantir, até mesmo para prevenir, o direito à memória e à verdade, e ainda promover a responsabilidade de quem buscou ceifá-la no contexto de regimes autoritários”, declarou Nicolao Dino.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui