O Brasil conquistou mais uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Nesta quinta-feira (2), Giullia Penalber venceu a canadense Hannah Tayloh em uma final duríssima da categoria até 57kg estilo livre e levou o Brasil ao lugar mais alto do pódio no wrestling feminino.
Ela conquistou o segundo ouro do Brasil na modalidade nos Jogos Pan-Americanos. O primeiro foi de Joice Silva, na categoria até 58kg estilo livre, no Pan de Toronto-2015. A equipe brasileira ainda tem seis pratas e sete medalhas de bronze na história do torneio.
A luta começou disputada desde o início. Giullia iniciou com um take down sobre a canadense, que respondeu logo na sequência. Com isso, o primeiro round terminou com o placar em 2 a 2. Na segunda etapa, a brasileira foi penalizada por um ponto pela passividade.
A decisão dos árbitros só motivou ainda mais Giullia a buscar a vitória. Com um take down de quatro pontos, ela abriu 6 a 3 de vantagem, mas viu a canadense reagir e a empurrar três vezes para fora do tatame, empatando o duelo. A brasileira, no entanto, levou a melhor no desempate por ter feito o take down mais valioso.
OURO NO WRESTLING! 🥇
Giullia Penalber derrota Hannah Taylor 🇨🇦 e é campeã no wrestling feminino (57kg) nos Jogos Pan-americanos!
Foi com emoção! Guerreira até o fim, super merecido! É do Brasil! 🇧🇷
▶️: https://t.co/b3cm40HRRs
📺: pic.twitter.com/5kEZakT688— Time Brasil (@timebrasil) November 2, 2023
Após a luta, Giullia caiu no choro ao falar com o irmão Victor Penalber, medalhista de bronze no judô nos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015.