O brasileiro Michel Nisenbaum, 59 anos, é um dos 238 reféns que neste momento estão em algum lugar na Faixa de Gaza.
Uma campanha, entre os voluntários em Israel, teve início, depois das declarações de Lula, para alertar sobre a importância de se preocupar também com os reféns levados pelo grupo terrorista.
Em grande parte, eles são a causa das operações israelenses que se iniciaram em Gaza, na sequência.
A irmã dele, Mary, porém, não quer entrar no assunto. Somente relata o sofrimento dela e da família. Ela é como uma segunda mãe para o irmão.
Michel e a música
Mary conta que o irmão tinha concluido há pouco um curso de guia de turismo e queria mostrar Israel para brasileiros, latinos e também para os Israelenses.
+ Leia mais notícias do Mundo na Oeste
“Nós somos muito amigos”, diz, orgulhosa. “O Michel tem um monte de amigos. Ele ajuda todo mundo que precisa de alguma coisa. O sonho dele é continuar trabalhando, viajar a Ashkelon para ver as filhas e netos. E continuar ajudando a nossa mãe.”
Michel tem dupla nacionalidade. É também israelense. Fez família em Israel, tornando-se pai de duas filhas e avô de cinco netos.
Ele adora fazer trilhas e caminhadas. Mas o que mais o encanta são as músicas do famoso cantor israelense, Schlomo Artzi.
Uma delas, conta Mary, tem muito a ver com esse momento: Teta’aru Lachem, Imagine para você. A letra da canção fala em “imaginar um mundo lindo, menos triste, para irmos até lá levando o pôr-do-sol no bolso.”
“Só queria que ele estivesse cantarolando isso agora, onde quer que esteja”, completa a irmã.