sábado, outubro 5, 2024
InícioInternacionalIrã ameaça 'ação severa' contra qualquer reação de Israel

Irã ameaça ‘ação severa’ contra qualquer reação de Israel

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, afirmou que responderá de maneira severa, extensa e dolorosa a qualquer mínimo ataque de Israel que ameace os interesses do país. A mensagem foi divulgada pelo gabinete dele nesta terça-feira, 16.

“Declaramos de maneira firme que a menor ação contra os interesses do Irã, vai, certamente, provocar uma resposta severa, extensa e dolorosa contra todos os seus autores”, afirmou o presidente iraniano. A declaração ocorreu durante uma ligação com o emir do Catar, Tamim ben Hamad Al Thani.

Irã atacou o território israelense na noite do último sábado

A declaração do presidente do Irã foi feita três dias depois da ofensiva iraniana contra o Estado de Israel. Segundo o Exército israelense, 99% dos 350 drones, mísseis balísticos e mísseis de cruzeiro foram neutralizados. A defesa, inclusive, teve ajuda dos Estados Unidos, da Jordânia, da França e do Reino Unido.

Os israelenses também contaram com ajuda da Arábia Saudita, maior país muçulmano do Oriente Médio. 

De acordo com o porta-voz das Forças Armadas de Israel, a incursão atingiu levemente a Base Aérea de Nevatim, no sul do país. O centro militar, no entanto, continuou operando normalmente.

“O Estado de Israel é forte, as FDI são fortes, o povo de Israel é forte”, afirmou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. “Juntos resistiremos e, com a ajuda de Deus, juntos venceremos todos os nossos inimigos.”

O governo israelense avisou que vai responder aos ataques sofridos na noite do último sábado, 13.

Irã culpa Israel por bombardeio ao consulado iraniano na Síria

Segundo o presidente do Irã, o ataque a Israel foi uma retaliação ao bombardeio no dia 1º de abril contra o consulado iraniano em Damasco, na Síria. Na época, Raisi avisou, por meio de um comunicado, que a ofensiva não ficaria sem resposta.

O ataque eliminou sete membros da Guarda Revolucionária. Um comandante sênior da ala também foi morto.


Gabriel de Souza é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob supervisão de Anderson Scardoelli

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui