domingo, julho 7, 2024
InícioCiência e tecnologiaIPVA 2024 ficará mais barato em SP; veja quanto pagar

IPVA 2024 ficará mais barato em SP; veja quanto pagar

Uma boa notícia para os moradores do estado de São Paulo. Após dois anos de alta, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficará mais barato. Segundo o valor venal dos veículos medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os cidadãos pagarão, em média, 4,1% a menos.

Leia mais



A tabela com os dados dos automóveis, que é a base para a cobrança do IPVA no estado de São Paulo, foi publicada no Diário Oficial do estado de SP nesta quinta-feira (21). Os valores, no entanto, podem ser consultados pela internet.

Para saber quanto pagará de IPVA, o motorista precisa informar a placa do veículo. Depois, deve multiplicar o valor venal que consta no sistema pelo percentual do imposto, conforme o tipo (carro, moto ou caminhão).

Para os carros de passeio, por exemplo, a alíquota do imposto é de 4%, sejam eles novos ou usados. Moto, caminhonetes de cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado têm cobrança de 2%. O IPVA é de 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras registrados em São Paulo.

Passo a passo para consultar o valor venal do veículo

  1. Acesse o Portal da Fazenda.
  2. Na página inicial, vá até o quadro “Cidadão”, do lado direito da tela.
  3. Clique em “IPVA – Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores”.
  4. Na página seguinte, acesse a opção “Serviços”, que aparece do lado esquerdo da tela e, depois em “Consulta de valor venal para o IPVA”.
  5. Informe a placa do veículo, clique em “Não sou um robô” e, depois, em “Consultar”.
  6. O valor venal será informado na tela.
  7. Com esse valor em mãos, basta calcular o imposto.
Valor do IPVA ficará mais barato em 2024 (Imagem: rawpixel.com no Freepik)

Calendário de pagamento do IPVA

O calendário do IPVA 2024 começa a vencer em 11 de janeiro, conforme o final da placa do veículo. É possível pagar o imposto à vista, com 3% de desconto, ou parcelá-lo em até cinco vezes. Em fevereiro, também é possível pagar à vista, mas sem desconto.

O pagamento é feito informando o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). É possível pagar o tributo na rede bancária, nos caixas eletrônicos e pela internet assim que essa opção for liberada. O motorista também pode optar por pagar o licenciamento, mas terá de quitar outros débitos.

O IPVA também pode ser quitado por Pix, com a geração de QR code em cerca de 800 instituições financeiras parceiras da Fazenda de SP.

O contribuinte que deixar de recolher o imposto pagará multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic, taxa básica da economia que hoje está em 11,75% ao ano. Após 60 dias de atraso, o percentual final é de 20% de juros e multa.

Se continuar inadimplente, o motorista terá o débito inscrito na dívida ativa do estado. Com isso, não poderá aproveitar créditos da Nota Fiscal Paulista e poderá ser cobrado de forma judicial. As informações são da Folha de São Paulo.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui