O investimento das empresas em inteligência artificial (IA) generativa teve um crescimento de 500% em 2024. Os valores passaram de US$ 2,3 bilhões para US$ 13,8 bilhões, conforme pesquisa da Menlo Ventures, divulgada na quarta-feira 20.
O estudo, que entrevistou 600 líderes de tecnologia da informação de empresas com pelo menos 50 funcionários, revelou mudanças significativas no mercado de IA.
A OpenAI, que anteriormente detinha metade do mercado de IA empresarial, agora possui 34%. Por outro lado, a Anthropic aumentou sua participação de 12% para 24%. Tim Tully, parceiro da Menlo Ventures, atribui essa mudança ao desenvolvimento do Claude 3.5, tecnologia da Anthropic.
Diversificação de modelos de inteligência artificial
Segundo Tully, as empresas utilizam múltiplos modelos de inteligência artificial para atender às suas necessidades. “Os desenvolvedores são bem experientes”, afirmou. “Eles sabem como ir e voltar entre modelos bem rápido. As empresas escolhem modelos de IA que melhor se adaptam aos seus casos de uso.”
A participação de mercado da Meta permaneceu em 16%, enquanto a Cohere estagnou em 3%. O Google aumentou sua participação de 7% para 12%, e a Mistral caiu para 5%. Grandes modelos de linguagem, como ChatGPT e Claude, ainda são os principais destinos de investimentos, cerca de US$ 6,5 bilhões.
Tendências para 2024: agentes de IA
Agentes de IA são apontados como uma tendência crescente e promissora para 2024, com Google, Microsoft, Amazon, OpenAI e Anthropic com investimentos ativos em seu desenvolvimento. Esses agentes são capazes de realizar tarefas complexas de forma autônoma.
“O negócio do agente é real, não é exagero”, afirmou Tully. “Não acho que vá curar o câncer, necessariamente, mas vai tornar as pessoas mais produtivas e ajudar as empresas a gerar receita”. A geração de código é o principal uso da IA generativa e representa mais da metade das respostas.
Outras aplicações da IA generativa incluem chatbots de suporte, busca e recuperação empresarial, extração e transformação de dados, e resumo de reuniões. Esses usos mostram que a IA tem o potencial de transformar processos empresariais e aumentar a eficiência.