domingo, outubro 6, 2024
InícioCiência e tecnologiaInvestigação de avião da Boeing cancela voos ate no Brasil

Investigação de avião da Boeing cancela voos ate no Brasil

A Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA exigiu inspeções em 171 aeronaves do modelo Boeing 737 Max 9 após o painel de uma delas abrir em pleno voo na última sexta-feira (05). A exigência levou as empresas Alaska Airlines e United Airlines a cancelarem voos em diversos países, inclusive no Brasil.

Para quem tem pressa:

  • A Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA exigiu inspeções em 171 modelos Boeing 737 Max 9 após o painel de um deles, da Alaska Airlines, abrir em pleno voo;
  • As inspeções exigidas pela agência estadunidense do setor aéreo levaram as empresas Alaska Airlines e United Airlines a cancelarem voos em diversos países, inclusive no Brasil;
  • Após o incidente, que ocorreu a 16 mil pés (cerca de cinco quilômetros) do chão, os pilotos retornaram ao Aeroporto Internacional de Portland, em Oregon, onde fizeram um pouso de emergência; ninguém se feriu;
  • O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) dos Estados Unidos investiga o caso; falha de pressurização é a principal suspeita do órgão no momento.

O incidente na aeronave da Alaska Airlines ocorreu a 16 mil pés – equivalente a cerca de cinco quilômetros – do chão. A perda de parte da fuselagem obrigou os pilotos a retornarem ao Aeroporto Internacional de Portland, em Oregon, onde fizeram um pouso de emergência, segundo o jornal New York Times. Apesar do susto, nenhum dos 171 passageiros e seis tripulantes a bordo se feriu.



Investigação do incidente na aeronave

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) dos Estados Unidos investiga o caso. No momento, o órgão considera que o incidente ocorreu por conta de falha de pressurização. O avião tinha registrado avisos relacionados à pressurização em três voos anteriores e estava restrito de voar sobre oceanos.

A equipe de manutenção havia tentado solucionar o problema da luz de aviso antes de o avião voltar a operar em rotas limitadas. Atualmente, os investigadores examinam o tampão da porta de cabine média, que se soltou durante o voo. Já os dados do gravador de voz do cockpit se perderam, pois o dispositivo regrava após duas horas.

A descompressão no voo resultou na abertura da porta do cockpit, perda de um fone de ouvido de um piloto e soltura dos encostos de cabeça nos bancos. Pertences dos passageiros também se espalharam pela cabine. Veja abaixo como foi:

Voos cancelados

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou, no domingo (07), que os voos com aviões do Boeing modelo 737 Max 9 também estão suspensos no Brasil. Por aqui, o modelo é operado pela Copa Airlines, em voos internacionais com chegada e partida no Aeroporto de Guarulhos (SP).

Empresas dos Estados Unidos, Panamá e Turquia suspenderam o uso do modelo após a agência estadunidense do setor aéreo, a FAA, ter ordenado novas inspeções na aeronave. A medida provocou dezenas de cancelamentos de voos, principalmente nos Estados Unidos.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui