sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioGeralInvestigação apura se PCC financiou jogadores do Corinthians

Investigação apura se PCC financiou jogadores do Corinthians

Uma investigação, conduzida pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP), apura se o a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) financiou compras de jogadores do Sport Club Corinthians Paulista. O caso emergiu depois da morte de Rafael Maeda Pires, conhecido como “Japa”, tido pela investigação como figura central do esquema.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) lidera a investigação. A corporação vai determinar se a facção financiou, de fato, as contratações dos atletas do Corinthians.

A investigação do MPSP pode revelar a profundidade da infiltração do crime organizado no futebol brasileiro. Se confirmadas as suspeitas de que o PCC utilizou o esporte para lavar dinheiro e ampliar sua influência, o caso poderá ter grandes repercussões — tanto no futebol, quanto no combate ao crime organizado.

Em março, uma delação revelou que Japa teria intermediado a contratação de vários jogadores, incluindo Du Queiroz e Igor Formiga, que atuaram pelo Corinthians. 

As negociações que supostamente envolvem o PCC e o Corinthians

As negociações, realizadas em 2021, foram documentadas em mensagens de WhatsApp, das quais o MPSP já tem registros.

Essas mensagens, enviadas por associados de Japa, incluem discussões sobre as contratações, assim como contratos e comprovantes de transações bancárias.

Essa relação levanta a hipótese de que o criminoso tinha uma influente presença dentro do Corinthians. Ele teria facilitado a movimentação de fundos possivelmente ilícitos.

Japa, identificado como um dos principais operadores do PCC, foi encontrado morto, em maio, em um estacionamento, na zona leste de São Paulo. O criminoso tinha 31 anos.

Leia também:

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui