sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioGeralinvasões de terras aumentam 150%

invasões de terras aumentam 150%

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) encerrou o “Abril Vermelho” com um aumento significativo no número de invasões de terras em comparação com 2023. Foram registradas 35 invasões, o que representa um crescimento de 150% em relação ao ano passado. Os dados são resultados de um levantamento do jornal O Globo com base em informações do próprio MST.

Mesmo com o anúncio do programa “Terra da Gente” por parte do presidente Lula, que pretende assentar 295 mil famílias até 2026, o MST continua a promover invasões em propriedades privadas. 

Membro da direção nacional do movimento, Ceres Hadich disse que os esforços do Planalto para a expansão da reforma agrária no país ainda são insuficientes.

“Por mais que haja esforço do governo Lula em sinalizar a retomada da reforma agrária, isso ainda não se deu massivamente”, criticou a dirigente sem-terra em entrevista ao jornal. “Tivemos a retomada de um processo de regularização, mas ainda há um passivo que não foi sequer mexido. Por isso, seguimos na luta para posicionar isso como uma demanda urgente”.

O governo, por sua vez, alega limitações orçamentárias para atender às demandas com mais agilidade, argumentando que o programa de reforma agrária estava paralisado desde o governo anterior. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) pretende destinar R$ 567 milhões para os sem-terra, valor que representa quase o dobro do ano anterior.

Posicionamento de políticos

Em termos de investimentos, o atual governo de Lula destinou uma média de recursos cinco vezes menor do que em mandatos anteriores do PT. Além disso, o movimento tem entrado em conflito com a gestão petista, como demonstrado pela invasão da sede do Incra, em Maceió.

Governadores como Ronaldo Caiado e Romeu Zema se posicionaram a favor dos produtores rurais que são donos das terras. Eles adotaram uma postura de “tolerância zero” contra invasões. 

Em contrapartida, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do PT, demonstrou apoio ao MST em uma manifestação no Estado.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui