Estudos recentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul preveem que Porto Alegre vai enfrentar pelo menos mais dez dias de inundação. As análises indicam que o nível do lago Guaíba, que já superou quatro metros, deve se manter elevado até, no mínimo, 25 de maio. A cota de segurança para inundações do Guaíba é de três metros.
No dia 6 de maio, o lago alcançou 5,33 metros, e na noite de 14 de maio, durante a segunda onda de cheias, o nível chegou a 5,25 metros. A Defesa Civil estava preocupada com a possibilidade de que o nível pudesse chegar a 5,6 metros.
Leve redução do nível do Guaíba
Em 15 de maio, uma quarta-feira, o rio Guaíba registrou uma leve queda de 11 centímetros entre às 8 horas e às 20 horas, o que trouxe algum alívio para as autoridades. Essa redução gradual é essencial para que cidades como Porto Alegre, Guaíba, Eldorado do Sul e Canoas possam começar a normalizar suas atividades.
Em 1941, uma enchente histórica fez o Guaíba subir para 4,76 metros, e levou 31 dias para que o rio voltasse ao seu nível normal.
Saiba mais sobre o Guaíba
O Lago Guaíba, também conhecido como Lago de Porto Alegre, por ser parte do cenário da capital gaúcha, é uma extensão de água formado pelo alargamento do Rio Guaíba, que desemboca no estuário do Rio Delta do Jacuí, no extremo norte da Lagoa dos Patos.