Em meio ao caos que se instalou na Venezuela depois de o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país anunciar a vitória do ditador Nicolás Maduro, internautas brasileiros resgataram, nesta semana, um vídeo e maio de 2023. O material mostra elogios e sugestões que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu ao venezuelano.
Na ocasião, ao receber o ditador no Palácio do Planalto, o petista afirmou que foi construída uma “narrativa” de que a Venezuela não é um lugar democrático. Lula também disse que havia ações para mostrar o país vizinho como local tomado pelo autoritarismo.
O presidente brasileiro aconselhou Maduro a mostrar que a Venezuela não era, de fato, antidemocrática. Além disso, Lula disse que seria preciso fazer as pessoas mudarem de opinião sobre o regime chavista.
O chefe do Executivo brasileiro ainda afirmou que a “narrativa” que Maduro construiria seria “infinitamente melhor” do que aquelas que “o povo tem contado sobre o país sul-americano”.
Venezuela registra protestos depois de reeleição de Maduro
As eleições na Venezuela foram marcadas por denúncias de fraude, como já era esperado pela oposição no país. Por esse motivo, os venezuelanos decidiram sair às ruas para protestar contra Maduro.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram “panelaços” na capital, Caracas, por 20 minutos, depois de o CNE anunciar a reeleição de Maduro. Esse tipo de manifestação se estendeu ao longo do dia.
Na tarde desta segunda-feira, vários venezuelanos saíram às ruas contra o regime. Nas imagens, é possível ver pneus queimados e confronto com as forças de repressão da ditadura.
No Estado de Falcón, uma multidão enfurecida chegou a derrubar uma estátua de Hugo Chávez, antecessor de Maduro.
Manifestantes do município de Coro, no Estado de Fálcon, Venezuela, derrubaram uma estátua do ex-ditador Hugo Chávez na tarde desta segunda-feira, 29. Chávez morreu em 2013. O país tem registrado uma onda de protestos desde o anúncio da “reeleição” do ditador Nicolás Maduro. pic.twitter.com/KMF3r4iyCh
— Revista Oeste (@revistaoeste) July 29, 2024