Lulu Santos, 71, continua internado na clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, após passar mal na tarde da última sexta-feira (7). Segundo o boletim médico divulgado neste domingo (9), os exames laboratoriais realizados no cantor apontaram para um quadro de influenza tipo A e gastroenterite aguda.
Devido à doença, o compositor precisou cancelar suas participações nos festivais João Rock e Salve o Sul, que aconteceram neste final de semana. A previsão, de acordo com o comunicado, é que ele tenha alta nesta segunda-feira (10).
“O cantor segue sendo hidratado, com dor abdominal controlada, sem febre e aceitando bem dieta oral”, diz o boletim.
De acordo com o Ministério da Saúde, a influenza tipo A é uma infecção aguda do sistema respiratório que tem grande potencial de transmissão, provocando grandes epidemias sazonais. Entre os sintomas estão: febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça — que podem gerar complicações como pneumonia. A vacina para a doença existe no SUS (Sistema Único de Saúde).
A gastroenterite, segundo a Rede D’Or de hospitais, é uma inflamação na mucosa que reveste o tubo digestivo, indo desde o estômago até os intestinos. Geralmente, a doença é causada por infecções de vírus e bactérias e pode ser altamente contagiosa.