Com o ano dentro de campo já definido, o Inter recebe o Botafogo, nesta quarta-feira (6), às 21h30 (de Brasília), no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. E se os colorados até vão passar a virada de 2023 com um gostinho de quero mais, a situação do adversário carioca é muito – mas muito mesmo – pior.
Após liderar o Campeonato Brasileiro por incríveis 33 rodadas, o Botafogo, que está há dez jogo sem vencer, termina o ano sem o título Brasileiro e possivelmente fora do G4 da Copa Libertadores. Uma frustração nunca vista na história do Brasileiro de pontos corridos.
E mesmo que não tenha mais nada para decidir em 2023, o Colorado não deve tirar o pé para enfrentar o frustrado Fogão. O Inter é o nono colocado na tabela, com 52 pontos, classificado para a Copa Sul-Americana do próximo ano. Mesmo sem chances de subir na tabela, já que o oitavo, Athletico-PR, tem 56 pontos, o time gaúcho vai com força máxima para despedir-se da sua torcida em 2023.
O Botafogo, por sua vez, luta para garantir sua vaga direta na Copa Libertadores do próximo ano. Além de vencer o jogo sobre o Inter, o Glorioso depende de um tropeço de Atlético-MG, Flamengo ou Grêmio para terminar o ano no G4. Atualmente a equipe é a quinta colocada com 64, contra 65 do Grêmio, em quarto.
Para o confronto, o técnico Eduardo Coudet deve ter toda a equipe titular à disposição. O volante Johnny, que sofreu uma entorse no tornozelo e desfalcou o Colorado na última rodada, participou do treino desta terça-feira (5) e deve retornar à equipe. O jogo também deve marcar a despedida do volante Johnny, que teve sua venda acertada ao Real Bétis, da Espanha.
Campanharo é baixa após levar o terceiro cartão amarelo. Já Vitão, Hugo Mallo e Matheus Dias seguem como baixa por conta de lesão. Rômulo, que também desfalcou o Inter na última rodada em razão de dores na panturrilha, passará por uma reavaliação médica. O atacante Pedro Henrique reforça a equipe após cumprir suspensão.
Já o Botafogo tem desfalques importantes para a partida no Beira-Rio. Tiago Nunes não contará com Adryelson, Gabriel Pires e Diego Costa, suspensos. Assim, o treinador terá que colocar uma formação inédita em campo a fim de quebrar a sequência de 10 jogos sem vencer.