sábado, novembro 23, 2024
InícioEsporteInter e Grêmio pedem para Brasileirão parar e pressionam CBF

Inter e Grêmio pedem para Brasileirão parar e pressionam CBF

O presidente do Internacional, Alessandro Barcellos, e seu par do Grêmio, Alberto Guerra, conversaram com diversos dirigentes de outros clubes da elite nacional, nesta segunda-feira (6), pedindo apoio ao pedido que fizeram à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para que a Série A do Brasileiro seja interrompida totalmente, e não apenas os jogos dos clubes gaúchos sejam adiados.

Por enquanto, a direção da CBF decidiu adiar os jogos dos clubes gaúchos pelas competições nacionais no próximo fim de semana, como fez neste que passou. O motivo são os alagamentos em todo o Rio Grande do Sul por causa das chuvas, tragédia que já deixou mais de 80 mortos, centenas de desaparecidos e milhares de desabrigados.

Inter e Grêmio alegam que sairão prejudicados para o restante da competição neste cenário de adiamentos pontuais, já que acumulariam jogos no futuro, com pontuação atrás em um calendário apertado. Por isonomia, pedem a paralisação total da competição por algumas rodadas e foram buscar apoio de clubes de outros Estados. O Internacional fala em 20 dias sem partidas.

Guerra se incumbiu de ligar para seus pares na Libra, grupo que conta com clubes como Flamengo, Corinthians, São Paulo, Atlético-MG e Palmeiras. Barcellos conversou com cartolas da Liga Forte União, outro bloco que tem Cruzeiro, Fluminense, Botafogo, Vasco, Fortaleza, Athletico-PR, entre outros.

O presidente do Atlético-MG, Sérgio Coelho, já se manifestou publicamente sobre achar necessário parar a competição totalmente neste momento. Outros dirigentes podem fazer o mesmo nesta terça-feira (7), aumentado a pressão sobre o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Principalmente por causa do calendário, a CBF evitou até agora avançar na paralisação 100% sua principal competição de clubes. Mas as situações de Inter e Grêmio são críticas. A capital Porto Alegre está debaixo de água e o aeroporto Salgado Filho está fechado, pelo menos até a próxima sexta-feira (10), para pousos e decolagens. Há muita água nas pistas e no saguão.

Os estádios de Grêmio e Internacional estão inundados, assim como os centros de treinamento, impossibilitando que os jogadores trabalhem. Ninguém arrisca uma previsão de quando esses equipamentos estarão funcionando normalmente.

Grêmio e Inter tiveram seus jogos neste meio de semana, contra Huachipato-CHI, pela Libertadores, e Real Tomayapo-BOL, pela Sul-Americana, respectivamente, adiados pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) para datas ainda incertas.

Com certeza serão adiados, pela Série A, os jogos Atlético-MG x Grêmio, marcado para sábado (11), na Arena MRV, em Belo Horizonte, e Inter x Juventude, no Beira-Rio, na segunda-feira (14), às 21h (de Brasília). O confronto pela Copa do Brasil entre Inter x Juventude, pela ida da terceira fase, adiado de 1º para 10 de maio, na próxima sexta, também não ocorrerá.

A CBF deve adiar também as partidas de Ypiranga, São José e Caxias, pela Série C, e de Novo Hamburgo, Avenida e Brasil de Pelotas pela D. Isso já ocorreu neste final de semana.

Os jogos adiados da Série A, segundo apurou a Itatiaia, devem ocorrer entre os dias 3 e 10 de junho. Nesse período ocorrerá uma Data-Fifa de amistosos das Seleções, no caso das Sul-Americanas em preparação para a Copa América, que será no fim de junho e julho.

Não há partidas da elite nacional marcadas para esse período, portanto os confrontos adiados devem ser encaixados nele.

Caso mais partidas não possam ser realizadas em rodadas futuras, a CBF usará também Datas-Fifa, nos meses de setembro, outubro e novembro, quando há janelas sem rodadas.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui