Internacional e América-MG se enfrentam nesta quarta-feira (1) em Porto Alegre, pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 19h (de Brasília) no estádio Beira-Rio.
O Colorado é 12º colocado com 38 pontos e pode ganhar até duas posições dependendo da combinação de resultados, mas da mesma forma, também pode perder duas posições em caso de derrota. O Coelho, por sua vez, segue na lanterna da Série A com apenas 19 pontos e não pode mudar de posição nesta rodada. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, a equipe americana tem mais de 99% de chances de rebaixamento.
Vindo de derrota por 4 a 3 para o Coritiba, no último domingo (29), o técnico Eduardo Coudet precisará administrar pelo menos cinco mudanças na equipe do Inter para enfrentar o América-MG. Para o confronto, a equipe gaúcha não contará com quatro titulares e terá dois reforços.
O lateral-esquerdo Renê foi diagnosticado com uma lesão muscular na posterior da coxa esquerda e ficará de fora da equipe por até um mês. Por conta de suspensões da última rodada, o Inter não poderá contar com Vitão, Johnny e Maurício.
Para a vaga de Vitão, Igor Gomes e Nico Hernández disputam posição ao lado de Gabriel Mercado, que retorna de suspensão. Dalbert segue deve seguir na lateral-esquerda. No meio-campo, Rômulo deve suprir a ausência de Johnny. No ataque, Pedro Henrique e De Pena disputam a vaga de Maurício.
Além do zagueiro Mercado, o técnico Eduardo Coudet conta com a volta do meia-atacante Wanderson, que também estava suspenso na última rodada.
Em meio ao desespero pela situação na tabela, o América-MG deve levar a campo o que tem de melhor no estádio Beira-Rio. Existe a possibilidade de o técnico Fabián Bustos repetir a escalação da derrota por 4 a 3 para o Grêmio na última rodada.
Para este jogo, o técnico Bustos segue apenas com os desfalques de Rodrigo Varanda e Matheusinho, ambos machucados. Por outro lado, não há nenhum outro jogador machucado ou suspenso.
Uma possibilidade para o treinador é escalar Alê no lugar de Felipe Azevedo e dar mais volume ao meio-campo. Assim, Mastriani poderia ser o único atacante de ofício na escalação.
As equipes já se enfrentaram 31 vezes na história, com 17 vitórias do Inter, sete empates e sete vitórias do América. Nos últimos cinco jogos, entretanto, os números são mais equilibrados, com três triunfos do Colorado e dois do Coelho.
No primeiro turno deste Brasileirão, a equipe gaúcha venceu de virada por 2 a 1 em Belo Horizonte. Juninho abriu o placar para o América, enquanto Jean Dias e Alemão marcaram para o Inter.
Ao longo da história do confronto, foram 16 jogos com mando de campo do Colorado, dos quais apenas dois terminaram com vitória do América. O primeiro foi pela fase de grupos da Copa Sul Minas de 2000, e o outro, na ida das quartas de final da Copa do Brasil de 2020.
Provável Inter: Rochet; Bustos, Igor Gomes (Nico Hernández), Mercado e Dalbert; Rômulo, Aránguiz, Pedro Henrique (De Pena), Alan Patrick e Wanderson; Enner Valencia;
Técnico: Eduardo Coudet
Provável América-MG: Jori; Ricardo Silva, Iago Maidana e Danilo Avelar; Rodriguinho, Juninho, Martinez, Benítez e Marlon; Felipe Azevedo (Alê) e Mastriani;
Técnico: Fabián Bustos
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Auxiliares: Neuza Ines Back (Fifa-SP) e Luiz Claudio Regazone (RJ)
VAR: Wagner Reway (Fifa-PB)