sábado, novembro 23, 2024
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Inteligência artificial domina a maior feira de tecnologia do mundo

Grandes e pequenas empresas exibiram novos produtos alimentados por inteligência artificial (IA) e suas visões para o futuro inspiradas nela na maior convenção de tecnologia do mundo, que aconteceu nesta semana em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Havia travesseiros que podem reduzir o ronco, espelhos que podem detectar seu humor e inovações, desde companheiros semelhantes a animais de estimação até carros que se integram ao ChatGPT.

Mas os anúncios deste ano foram diferentes dos desenvolvimentos anteriores, como o Metaverso ou a adição de tecnologia de assistente de voz aos aparelhos. Isso porque quase todas as empresas pareciam estar na mesma página em 2024.

“Foi uma adesão quase unânime ao tema da IA porque tem possibilidades infinitas e uma ampla gama de aplicações”, disse Dipanjan Chatterjee, analista da empresa de pesquisa de mercado Forrester.

Os temas anteriores tinham “apelo universal limitado”, acrescentou.

Embora a CES seja um centro de negociação entre executivos, fabricantes e retalhistas de vários setores, também pode preparar o terreno para algumas das maiores tendências tecnológicas do ano e destacar a forma como as empresas pretendem fazer parte dessas conversas.

Este ano, empresas não tecnológicas, como Walmart e L’Oreal, realizaram apresentações para discutir as suas visões de IA para o futuro, que incluíram em sua maioria a adição de soluções generativas de IA para ajudar os clientes a encontrar melhor os produtos que desejam.

Ao mesmo tempo, a Amazon atualizou como alguns de seus desenvolvedores estão integrando tecnologia semelhante ao assistente de voz Alexa.

Até mesmo algumas montadoras, como a Volkswagen, disseram que adicionarão o chatbot viral ChatGPT às suas linhas de carros ainda este ano para ajudar os motoristas a controlar o GPS, o sistema de infoentretenimento e opções como aquecimento e resfriamento, bem como para obter respostas a perguntas gerais.

“[Esses anúncios] demonstraram como as empresas estão primeiro priorizando as necessidades dos clientes e depois descobrindo como a tecnologia pode atendê-los melhor”, disse Chatterjee.

“Isso está muito longe de exibir tecnologia bacana em busca de um caso de uso.”

Também faz parte de uma mudança maior que está acontecendo na CES, de experiências impulsionadas pela tecnologia para experiências impulsionadas pela tecnologia.

Para ajudar ainda mais nessa mudança, os fabricantes de chips Nvidia e AMD revelaram novos processadores que ajudarão a executar a próxima geração de produtos de IA.

Jitesh Ubrani, analista da empresa de pesquisa de mercado IDC, concorda que a conversa em torno da CES pareceu única este ano, pois as empresas tinham uma compreensão geral de “quão onipresente e contínua a IA será nos próximos anos”.

“Embora muitos casos de uso ainda sejam desconhecidos, o que sabemos é que ninguém quer ficar para trás, então eles estão começando a investir antes mesmo de os produtos e casos de uso estarem totalmente desenvolvidos”, disse ele.

Além da IA, outros produtos também se destacaram. A Samsung impressionou os espectadores com a primeira tela MicroLED transparente do mundo, que se parece muito com uma folha de vidro flutuante.

A EssilorLuxottica exibiu um protótipo de seus óculos Nuance Audio que também possuem aparelhos auditivos integrados. E a Sony lançou um headset de realidade mista que pode ser controlado com um anel inteligente.

Mas, considerando que a CES 2024 foi a primeira convenção tecnológica em grande escala desde o aumento da IA ​​no ano passado, Eric Abbruzzese, diretor da empresa de pesquisa de mercado ABI Research, disse que “não é surpresa que a IA estivesse em todo o lado”.

Ele espera que a IA domine as conversas no mundo da tecnologia não apenas durante o resto do ano, mas além.

Uma ressalva, no entanto, é como o espaço da IA ​​se adaptará a potenciais regulamentações, à medida que os órgãos governamentais e a Casa Branca pretendem abordar a tecnologia em rápida evolução.

“Se uma regulamentação restringir o crescimento da IA ​​em nome da privacidade, da segurança ou se um grande evento de notícias negativas estiver relacionado com a IA, as empresas trabalharão para afastar as mensagens, pelo menos um pouco, da IA”, disse Abbruzzese.

“Mesmo que seu produto ainda use IA, o marketing ultrafocado de IA pode diminuir.”

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Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.

Via CNN

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