Meta anunciou fim da plataforma de realidade aumentada no ano passado
Um dos recursos mais divertidos do Instagram chegará ao fim: a plataforma vai remover todos os filtros feitos por terceiros. Isso inclui tanto as opções de “beleza” quanto os joguinhos. Depois da mudança, apenas os filtros criados pela Meta estarão disponíveis.
A decisão já havia sido anunciada em agosto do ano passado, mas entrará em vigor apenas este mês, a partir de 14 de janeiro.
Em agosto de 2024, a Meta revelou em comunicado que encerraria o Spark, plataforma de realidade aumentada (RA) para criação de filtros especiais. Era de lá que vinham os efeitos criados por criadores de conteúdo e outros usuários. Na época, a empresa escreveu que, quando o Spark foi criado, em 2017, a RA (que combina elementos reais e digitais) era novidade para os usuários e alcançou “centenas de milhares de pessoas nas plataformas da Meta”.
A big tech não explicou o motivo por trás da decisão. Na ocasião do anúncio, apenas informou ser algo necessário para priorizar outros produtos que “atenderão melhor às necessidades futuras de nossos consumidores e clientes empresariais”. O Olhar Digital entrou em contato com a assessoria da Meta para mais informações sobre a decisão e atualizará a nota mediante a resposta.
Com isso, a partir de 14 de janeiro, apenas os filtros criados pela Meta estarão disponíveis no Instagram, Messenger e Facebook.
A Meta deixou claro que conteúdos anteriores à mudança, incluindo Reels e Stories publicados com filtros de terceiros, não serão deletados do Instagram.
Os efeitos em si também não serão completamente perdidos. A big tech orientou os criadores que usavam o Meta Spark para que façam o download dos conteúdos antes do dia 14 de janeiro.
Veja como fazer:
- Acesse o Meta Spark;
- Clique em efeitos;
- Selecione o efeito que deseja baixar;
- Vá em “arquivos” e realize o download.
Vale lembrar que existem outros aplicativos de efeitos especiais para fotos e vídeos.
Vitoria Lopes Gomez é redatora no Olhar Digital