Como informamos aqui no Olhar Digital nos últimos dias, o Instagram liberou para um pequeno grupo de usuários uma nova função chamada “Flipside” (ou “O Outro lado”, em tradução livre para o Português).
Funciona como o recurso “melhores amigos”, mas não se limita aos Stories, Reels e postagens no feed. É como se você tivesse um perfil paralelo dentro da mesma conta, mas que apenas algumas pessoas podem ver (as pessoas que você seleciona).
Você, por exemplo, pode ter uma outra foto de perfil no seu Flipside. Publicar conteúdos exclusivos pro seu Flip e assim por diante.
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A ideia do lançamento é adequar a rede social aos novos comportamentos dos usuários. Os executivos do Instagram perceberam que as pessoas vêm postando cada vez menos no feed. Além disso, elas querem mais privacidade. Por vezes criam até perfis falsos, que ficaram conhecidos como Finstas.
O que é um Finsta
- É a mistura das palavras “fake” e “Instagram”.
- O Finstagram começou a ficar popular em 2018, quando famosos começaram a assumir seus perfis falsos.
- O UOL, por exemplo, trouxe uma reportagem sobre o assunto à época, mostrando o Finsta da top model Bella Hadid.
- Aqui no Brasil, a ideia foi mais abraçada pelos jovens, que muitas vezes chamavam esses perfis de “dix”.
- Era uma forma deles fugirem do radar dos pais e familiares, postando fotos que os adolescentes não queriam que fosse pro perfil oficial – fotos com bebidas alcoólicas, por exemplo.
- Muitos famosos também aderiram.
- Pessoas com perfis profissionais e influenciadores puderam, através do Finsta, ter uma versão “low profile” da rede, com liberdade para escolher quem pode ter acesso ao conteúdo e desenvolver um feed próprio.
- É um pouco diferente da função “amigos próximos”, que não apresenta essa flexibilidade.
É diferente, mas é parecido
Para ser sincero, os lançamentos dos últimos anos do Insta têm sido bem parecidos – ou cópias dos concorrentes.
O Reels é uma versão mascarada do TikTok. O Threads é o Twitter que não é Twitter (que agora é X). E o Flipside é um Finsta ou um quase “melhores amigos”.
Nada de novo no front. E os próprios executivos reconhecem isso. O chefão do Instagram, Adam Mosseri, usou o Threads para dizer que “nem temos certeza se iremos lançá-lo” realmente.
Pouca gente viu porque pouca gente usa o Threads com frequência…
Fato é que a plataforma tenta criar novas formas para ganhar dinheiro e não cair em desuso. O Instagram é um aplicativo que depende de publicidade – grande parte dela nos feeds dos usuários. E pouca gente postando no feed não é um bom negócio.
Por enquanto, como dissemos, o Flipside foi liberado apenas por um grupo limitado de usuários e não há previsão para que seja implementado em toda a rede social.
Que tenha melhor sorte do que nas tentativas anteriores.
As informações são do Engadget.