terça-feira, fevereiro 11, 2025
InícioCiência e tecnologiaInstagram implementa restrições em contas de adolescentes no Brasil

Instagram implementa restrições em contas de adolescentes no Brasil

Novas restrições automáticas do Instagram começam a valer nesta terça-feira (11), no Brasil, nas contas de adolescentes entre 13 e 17 anos. A novidade implementa, por exemplo, limitações na troca de mensagens.

O chamado “modo adolescente”, foi anunciado pela Meta, dona da rede social, após pressão por medidas que protejam os jovens na plataforma. Além do Brasil, as novas limitações também foram anunciadas na Índia.

Uma das principais mudanças é que, a partir da atualização, os perfis de usuários menores de 18 anos se tornarão privados. Com isso, contas desconhecidas que queiram interagir com as publicações terão que ser aprovadas manualmente.

Segundo a Meta, “com a Conta de Adolescente do Instagram, essas proteções são ativadas por padrão, e os pais poderão decidir se os adolescentes menores de 16 anos têm permissão para alterar qualquer uma dessas configurações para que sejam menos restritas”.

Veja abaixo as mudanças com a nova implementação do Instagram.

Restrição de mensagens e Gerenciamento de Tempo

Com o novo modo ativado, os adolescentes só poderão receber mensagens via DM (mensagem direta) de pessoas que já seguem. Além disso, o Instagram irá ativar novas restrições do recurso “Palavras Ocultas”, que filtra termos ofensivos.

A rede social ainda irá diminuir a recomendação de postagens consideradas sensíveis como, por exemplo, envolvendo temas como violências e promoção de cirurgias estéticas.

Os menores de 18 anos também poderão escolher tópicos de interesses para que apareçam com mais frequência durante o acesso ao Instagram, na sessão Explorar.

Outro ponto de mudança é o gerenciamento maior do tempo que os jovens passam no aplicativo. Após o uso diário de 60 minutos, o Instagram começará a enviar notificações incentivando o desligamento.

Controle parental

Além de apenas os pais e responsáveis terem acesso à alteração das restrições, uma nova ferramenta permite que eles definam um limite diário de tempo de uso da rede social, e restrinjam o acesso ao app em determinados horários, como durante a noite ou no período de aulas.

Também é possível ver com quem os adolescentes conversaram nos últimos sete dias.

Verificação de idade

A plataforma desenvolveu uma forma de não deixar os menores de 18 anos burlarem as novas restrições. Com novas tecnologias, a empresa afirmou que fará uma verificação de idade dos usuários.

“Os jovens podem tentar mentir sobre sua idade e é por isso que estamos exigindo que eles informem sua idade através de diferentes formas, por exemplo, se tentarem usar uma nova conta com a data de aniversário de um adulto”, informou a Meta.

Gerenciamento de tempo faz parte de novas restrições • Divulgação/Meta

Instagram libera recurso para adicionar textos e fazer colagens

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui