O Instagram anunciou, no fim de semana, a expansão do seu marketplace de criadores de conteúdo para dez novos países. As novas regiões incluídas são: Alemanha, Argentina, Coreia do Sul, Espanha, França, Indonésia, Israel, México, Países Baixos e Turquia.
Marketplace de criadores de conteúdo do Instagram chega a mais 10 países
- Instagram anunciou a expansão do seu marketplace de criadores de conteúdo para dez novos países. São eles: Alemanha, Argentina, Coreia do Sul, Espanha, França, Indonésia, Israel, México, Países Baixos e Turquia;
- Lançado inicialmente nos EUA em 2022 para um grupo seleto de usuários, o marketplace do Instagram foi posteriormente expandido para incluir “milhares” de criadores de conteúdo e marcas, facilitando colaborações diretas entre as partes;
- Para participar do marketplace, os influenciadores precisam ter pelo menos 18 anos, possuir uma conta profissional no Instagram e um número “significativo” (não especificado pela Meta) de seguidores;
- Os criadores de conteúdo aceitos no programa podem gerenciar suas preferências de colaboração num painel profissional e receber propostas diretamente em suas caixas de entrada. Curiosamente, apesar de os criadores na China não terem acesso ao Instagram devido a restrições locais, marcas chinesas podem participar do marketplace.
Esta plataforma visa conectar marcas a influenciadores digitais para facilitar colaborações (as “collabs”). A Meta, dona do Instagram, lançou o marketplace nos EUA em 2022 para um grupo seleto de usuários. Depois, a empresa expandiu o acesso a “milhares” de criadores de conteúdo e marcas.
Em fevereiro de 2024, a Meta havia introduzido o mercado em oito outros mercados. Entre eles, estavam: Austrália, Brasil, Canadá, Índia, Japão, Nova Zelândia e Reino Unido.
Marketplace do Instagram conecta marcas a influencers
Para ser elegível para o marketplace de criadores de conteúdo do Instagram, os usuários devem cumprir vários critérios. Entre eles, estão:
Em relação ao último critério, a Meta não divulgou um número específico para se qualificar como “significativo”.
Uma vez aceitos no programa, os creators podem acessar o painel profissional para especificar seus interesses e as marcas com as quais preferem trabalhar.
Os influencers também têm a opção de verificar as propostas de colaboração recebidas diretamente em sua caixa de entrada, na seção “mensagens de parceria”.
Curiosidade: embora os creators na China não tenham acesso ao Instagram devido a restrições locais, marcas chinesas podem participar do marketplace.