O Instagram anunciou diversas novidades para proteger usuários contra golpes de extorsão sexual. Entre as principais mudanças, está a desabilitação de capturas e gravações de tela em fotos e vídeos enviados em mensagens privadas (DMs). Ou seja, se alguém te mandar nudes, você só poderá guardar na memória do seu crânio.
Outra mudança é impedir que imagens ou vídeos enviados em DMs sob as condições “ver uma vez” ou “permitir repetição” sejam abertas em computadores. A ideia é evitar que a pessoa tire foto (ou print) ou grave a tela do computador para contornar as restrições do aplicativo da rede social para celulares.
Novas restrições do Instagram miram principalmente usuários adolescentes
A rede social informou, em comunicado, que os novos recursos complementam o lançamento recente das Contas de Adolescentes. Para quem não lembra ou sabe: esse tipo de conta coloca usuários jovens numa experiência mais restritiva da rede social.
Nas Contas de Adolescentes, os usuários não podem receber mensagens de ninguém que não estejam seguindo, mas ainda podem receber pedidos de seguidores de qualquer pessoa. Agora, o Instagram dificulta mais para contas suspeitas (aquelas criadas recentemente, por exemplo) solicitarem seguir adolescentes.
- Dependendo de quão suspeita uma conta parecer, o Instagram bloqueará completamente a solicitação ou a enviará para a pasta de spam do usuário jovem.
O aplicativo também implementou avisos de segurança nas DMs para informar aos adolescentes quando estão conversando com alguém que pode morar num país diferente. A empresa afirma que isso está sendo feito porque golpistas de extorsão sexual costumam mentir sobre onde vivem para fazer com que os adolescentes confiem neles.
Como este tipo de golpista frequentemente usam as listas de seguidores e seguidos de um adolescente para tentar chantageá-lo, o Instagram evitará que contas com comportamento suspeito vejam essas listas. Essas contas também não poderão ver quem curtiu uma publicação ou ver em quais fotos foram marcadas.
O Instagram também expandiu globalmente seu recurso de proteção contra nudez, após testá-lo pela primeira vez em abril. A medida de segurança automaticamente borra imagens que contêm nudez nas DMs. O recurso será ativado por padrão para usuários adolescentes. Quanto aos adultos que enviam essas imagens, o Instagram os alertará sobre os riscos envolvidos.