Em uma tentativa de atrair usuários do TikTok, o Instagram adotou novas medidas que lembram funcionalidades do popular aplicativo de vídeos curtos. A Meta, proprietária da rede social, divulgou as mudanças no último sábado, 18.
A iniciativa ocorre em meio à incerteza sobre o futuro do TikTok nos Estados Unidos. Uma lei no país determinou que aplicativo chinês, da ByteDance, deveria vender as ações para empresas norte-americanas.
Entre as mudanças implementadas pelo Instagram, destaca-se a alteração no layout das grades de fotos de perfil dos usuários, que agora adota um formato de retângulo vertical. Essa mudança aproxima o design da plataforma ao estilo visual do TikTok, conhecido por sua apresentação única de perfis.
O Instagram também anunciou a extensão do tempo máximo dos vídeos do reels de 90 segundos para 3 minutos. Segundo Adam Mosseri, chefe do Instagram, essa decisão responde a comentários de usuários que desejam compartilhar histórias mais longas.
“Historicamente, só permitimos vídeos de até 90 segundos, devido ao nosso foco em vídeos curtos, mas ouvimos comentários de que isso é muito curto para aqueles que querem compartilhar histórias mais longas”, explicou Mosseri.
Instagram segue estratégia do TikTok
Com a mudança, o Instagram se alinha a estratégia do TikTok, que desde 2023 incentiva vídeos mais extensos. O anúncio das alterações ocorreu no mesmo dia em que o TikTok ficou temporariamente inacessível para usuários nos EUA.
No entanto, as expectativas do Instagram de capturar usuários do TikTok foram frustradas quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu emitir uma ordem executiva para restabelecer o acesso ao aplicativo chinês, que foi rapidamente restaurado.
Desde 2020, o TikTok representa uma competição significativa para o Instagram, o que força o aplicativo a adaptar seu algoritmo e funcionalidades. Em resposta, a plataforma norte-americana lançou o reels, nos Estados Unidos, em agosto de 2020.