O pagamento do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa nesta segunda-feira, 25. Os beneficiários que começaram a receber aposentadoria ou pensão entre junho e outubro de 2024 são os primeiros a ser pagos. Aqueles que recebem o valor de um salário mínimo terão o depósito realizado primeiro.
A partir de 2 de dezembro, será a vez dos beneficiários com rendimentos superiores a um salário mínimo. Assim, o pagamento do 13º salário será concluído até 6 de dezembro.
Além disso, nesta mesma data, 25, começa o depósito referente à folha de pagamento regular dos benefícios. Os beneficiários que têm direito ao 13º salário receberão o pagamento em uma única parcela. O valor será liberado conforme o número final do benefício, sem contar o dígito verificador.
No Rio Grande do Sul, o pagamento do benefício seguirá o calendário habitual. O INSS realizará o depósito no primeiro dia do calendário de pagamento, enquanto durar o estado de calamidade pública na região.
INSS alerta sobre notícias falsas a respeito de um “14º salário”
O INSS alerta os beneficiários sobre as notícias falsas que circulam nas redes sociais e plataformas de vídeo. Essas notícias falam sobre a liberação de um “14º salário” ou uma “folha extra de 13º”. No entanto, essas informações não têm respaldo legal.
Em 2024, o INSS realizará o pagamento do 13º salário para 1,7 milhão de beneficiários. O valor total liberado será de aproximadamente R$ 1,3 bilhão. Aqueles que recebem mais de um benefício terão direito a mais de um pagamento do 13º salário.
A gratificação será paga a todos que recebem aposentadoria, pensão ou algum benefício por incapacidade, como o auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e auxílio-acidente. Como os auxílios têm caráter temporário, o pagamento do 13º será proporcional ao tempo de recebimento. Contudo, quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) ou a RMV (Renda Mensal Vitalícia) não terá direito ao benefício.
Previdência paga mais de 40,5 milhões de benefícios mensalmente
O INSS paga mensalmente mais de 40,5 milhões de benefícios. A maior parte desses benefícios é de natureza previdenciária. Para consultar o extrato de pagamento, os beneficiários podem usar o aplicativo ou o site Meu INSS. Caso não tenham acesso à internet, podem ligar para a central 135.
Nesse caso, será necessário fornecer o CPF e outros dados cadastrais para evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Aqui estão as datas do calendário de novembro para os depósitos do 13º salário para quem recebe o valor do salário mínimo:
- Final 1: 25 de novembro
- Final 2: 26 de novembro
- Final 3: 27 de novembro
- Final 4: 28 de novembro
- Final 5: 29 de novembro
- Final 6: 2 de dezembro
- Final 7: 3 de dezembro
- Final 8: 4 de dezembro
- Final 9: 5 de dezembro
- Final 10: 6 de dezembro
Para quem recebe mais do que o salário mínimo, as datas de pagamento são:
- Final 1 e 6: 2 de dezembro
- Final 2 e 7: 3 de dezembro
- Final 3 e 8: 4 de dezembro
- Final 4 e 9: 5 de dezembro
- Final 5 e 0: 6 de dezembro.