O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou o pagamento de aposentadorias, pensões e outros benefícios referentes a fevereiro nesta segunda-feira, 24. Em razão do Carnaval, que ocorre no início de março, os depósitos serão temporariamente suspensos em todo o país.
A pausa para as festividades impacta a data do quinto dia útil, em que salários e aposentadorias caem. Embora a terça-feira, 4 de março, não seja feriado nacional, a maioria das empresas concede folga aos funcionários. Agências bancárias e da Previdência Social também não vão funcionar.
Retomada dos depósitos e calendário anual do INSS

Os depósitos voltarão a cair normalmente na quinta-feira 6. Na quarta-feira 5, os bancos vão abrir a partir das 12h, enquanto as agências da Previdência atenderão à tarde, exclusivamente para quem tem agendamento. Esse retorno gradual é necessário para reorganizar o fluxo de pagamentos.
O calendário anual de pagamentos do INSS, divulgado em 17 de dezembro do ano passado, não sofreu alterações, de modo a permitir que os beneficiários se planejem.
Nesta segunda-feira, 24, os pagamentos começam com segurados que têm benefício com final 1, sem considerar o dígito verificador, e recebem um salário mínimo (R$ 1.518). Os depósitos seguem até a próxima sexta-feira, 28, para os que têm benefício com final 5.
Pagamentos pós-Carnaval

Depois da pausa do Carnaval, os pagamentos retomam no dia 6 para segurados com cartão de benefício com final 6, que recebem um salário mínimo. Na mesma data, começam a cair os valores para aqueles que recebem acima do salário mínimo até o teto do INSS, começando com finais de benefício 1 e 6.
O ciclo de pagamentos será encerrado no dia 12, para beneficiários com finais 5 e 0 que recebem mais do que o salário mínimo.
Essas medidas seguem resolução do Conselho Monetário Nacional, que desde dezembro de 2020 não considera sábados, domingos e feriados nacionais, incluindo dias de Carnaval, como úteis para operações bancárias. Na Quarta-Feira de Cinzas, 5 de março, o expediente bancário começará às 12h e seguirá até o horário normal de fechamento.