As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2024 encerram-se nesta sexta-feira, 26. Criado em 2004, o Prouni oferece bolsas integrais e parciais para cursos de graduação e sequenciais em instituições privadas de ensino superior.
Os interessados devem se inscrever exclusivamente online, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando login e senha cadastrados no portal do governo federal.
O Ministério da Educação reforçou que as inscrições são gratuitas. Esse lembrete veio depois da retirada do ar de um site falso que imitava a página oficial e cobrava uma taxa ilegal de R$ 100.
Procedimentos de inscrições para o Prouni
Durante a inscrição, os candidatos precisam fornecer um e-mail e telefone válidos, preencher dados pessoais e familiares. Também devem selecionar até duas opções de curso, instituição, turno e tipo de bolsa, conforme a renda familiar bruta mensal.
Para concorrer às bolsas, é necessário ter feito o Enem em 2022 ou 2023 e ter alcançado uma média mínima de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação.
Além disso, devem ser cumpridos os critérios socioeconômicos: renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio para bolsas integrais, e até três salários mínimos para bolsas parciais.