As inscrições para as bolsas ofertadas pela Fundação Carolina, que viabiliza os estudos de alunos brasileiros em universidades espanholas, começam no dia 14 de janeiro de 2025.
As oportunidades são para cursos de pós-graduação — entre cursos curtos, especialização, mestrado e doutorado — em diversas áreas do conhecimento, como economia, direito, ciências da saúde, sociais e tecnologia.
A fundação custeia não só a mensalidade do curso, mas as despesas com passagens aéreas, seguro saúde e complementa com auxílio financeiro.
Para se candidatar às bolsas de estudo na Espanha, é preciso realizar o processo seletivo, que consiste na avaliação do histórico acadêmico e profissional do estudante, além de exigir exames de proficiência em língua espanhola. Outros requisitos estabelecidos no edital devem ser preenchidos.
No último ano acadêmico, foram disponibilizadas 669 bolsas nas seguintes modalidades:
- Bolsas de doutorado e estadias curtas de pós-doutorado: com o propósito de facilitar a obtenção de doutorado em centros espanhóis para professores e pesquisadores de universidades latino-americanas, promovendo a formação de redes científicas entre instituições de ambos os lados do Atlântico;
- Programas de bolsas e estudos institucionais: auxílios para o financiamento de planos de treinamento em centros espanhóis, visando o fortalecimento institucional das administrações públicas latino-americanas.
No site da instituição, o candidato pode acessar as oportunidades disponíveis e filtrar pela área de conhecimento desejada. Todo o processo seletivo é feito on-line.