sexta-feira, abril 4, 2025
InícioDestaqueInquérito da PF sobre Silvio Almeida está próximo da conclusão

Inquérito da PF sobre Silvio Almeida está próximo da conclusão

O inquérito da Polícia Federal (PF) sobre denúncias de importunação e assédio sexual que envolve o ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, está próximo da conclusão, informa o jornal O Globo.

Mulheres que afirmam terem sido vítimas de Almeida, incluindo a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, já foram ouvidas, e as provas necessárias foram coletadas, segundo o Globo. Resta agora ouvir o próprio ex-ministro, o que deve ocorrer em breve.

Fontes ligadas à investigação disseram ao jornal que o conjunto de depoimentos e provas é considerado consistente. A tendência, a menos que Almeida apresente novos elementos, é que ele seja indiciado.

O caso corre sob sigilo no Supremo Tribunal Federal (STF) e está sob a relatoria do ministro André Mendonça. As acusações, que envolvem assédio sexual e moral, resultaram na saída de Almeida do governo Lula em setembro e são vistas com gravidade pelo tribunal.

Além da investigação policial, as denúncias contra o ex-ministro estão sendo examinadas pela Comissão de Ética da Presidência da República. No entanto, devido ao calendário restrito, a conclusão dessa análise deve ficar para o próximo ano, com apenas mais duas sessões previstas para este ano.

Defesa de Silvio Almeida

Embora Almeida tenha deixado o cargo no governo federal, uma eventual sanção ética, a punição mais severa cabível neste caso, não impediria seu retorno a funções públicas. Essa censura ética representaria, em essência, uma mancha no histórico profissional do ex-ministro.

Consultada sobre o andamento do caso, a defesa de Silvio Almeida afirmou que aguarda o acesso aos autos do inquérito para se manifestar oficialmente. A defesa ressaltou que o ex-ministro até o momento tem conhecimento apenas das informações publicadas na imprensa e buscará esclarecer os fatos no âmbito das garantias constitucionais previstas pela lei.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui