segunda-feira, fevereiro 24, 2025
InícioGeralInmet emite alertas de chuva intensa para Sudeste e Norte do país

Inmet emite alertas de chuva intensa para Sudeste e Norte do país

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão ligado ao governo federal, emitiu alertas laranja para vários Estados do país. Para o Sudeste e o Norte, a indicação de “perigo” foi para o risco de chuvas intensas entre este domingo, 23, e a manhã desta segunda-feira, 24.

Os Estados mais afetados são: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia.

Segundo o Inmet, os temporais podem atingir entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhados de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Há risco de queda de galhos de árvores, cortes de energia, alagamentos e descargas elétricas.

A recomendação é evitar se abrigar sob árvores e manter distância de torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de emergência, a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) devem ser acionados.

Regiões afetadas pela chuva intensa

Em São Paulo, o alerta abrange a Macro Metropolitana Paulista, Vale do Paraíba, Campinas, Litoral Sul e a capital. No Rio de Janeiro, o Sul Fluminense está entre as áreas sob risco. Em Minas Gerais, a chuva intensa pode atingir a região Sul e Sudoeste do Estado.

Alertas Inmet
Alertas amarelo e laranja do Inmet para as próximas 24 horas | Foto: Captura de tela/Inmet

No Pará, os temporais devem afetar a área nordeste, o Arquipélago do Marajó, a Região Metropolitana de Belém e o Baixo Amazonas, região formada por 13 municípios. Além disso, as chuvas devem atingir o norte do Amapá, o Vale do Acre e as áreas leste de Rondônia, além de praticamente todo o Estado do Amazonas.

Onda de calor no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é o único Estado do país com alerta laranja para o risco de onda de calor. Os moradores devem sofrer, entre este domingo, 23, e a quarta-feira 26, com temperaturas até 5°C acima da média.

As autoridades recomendam que a população se mantenha informada e tome as devidas precauções para minimizar os impactos dos fenômenos climáticos.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui