O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para municípios do leste de Minas Gerais, toda a faixa central e norte do Espírito Santo e sul da Bahia, devido ao acumulado de chuvas. O aviso indica “grande perigo” e se estende desta quarta-feira, 8, até as 10h de quinta-feira, 9.
A área deverá enfrentar chuvas intensas, com volumes acima de 60 mm por hora e mais de 100 mm em um único dia. O cenário aumenta o risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos, especialmente em áreas com maior vulnerabilidade.
As áreas afetadas são: Central Espírito-santense, Vale do Rio Doce, Noroeste Espírito-santense, Vale do Mucuri, Jequitinhonha, Litoral Norte Espírito-santense, Norte de Minas, Sul Baiano e Metropolitana de Belo Horizonte. No total, 179 cidades podem sofrer com as chuvas intensas.
Alerta vermelho: previsão do tempo e orientações
Segundo o site Meteored, o canal de umidade sobre o país vai continuar até o final da semana, pelo menos. O resultado disso é que chuvas fortes são previstas durante esta madrugada em Minas Gerais e em toda a faixa central do Espírito Santo, além do sul da Bahia. Pela manhã de quinta-feira, as chuvas devem dar uma trégua na porção central do Espírito Santo, mas seguem com intensidade em Minas e na Bahia.
O Estado mineiro deverá ser o mais afetado por tempestades isoladas. O ponto mais crítico é a região de Teófilo Otoni, na parte leste.
O Inmet recomenda que os moradores dessas áreas desliguem aparelhos elétricos e fiquem em locais seguros. Em caso de inundação, eles devem proteger os pertences em sacos plásticos. Para mais informações e orientações, os moradores podem ligar para a Defesa Civil (telefone 199) ou para o Corpo de Bombeiros (telefone 193).