O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para esta sexta-feira, 10, em alguns Estados do Brasil.
O Inmet tem duas classificações de alerta. O amarelo, que indica perigo em potencial, e o laranja, que indica perigo.
⚠ #Atenção: Previsão de chuvas intensas até amanhã (11) em áreas de RO, MT, PA, GO, BA, MG, ES, PI, MA e em todo o estado de TO. O volume total de chuva pode chegar a 100 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 100 km/h. pic.twitter.com/vZ8zhuxmL8
— INMET (@inmet_) January 10, 2025
Para esta sexta-feira, há alerta laranja para 12 Estados brasileiros. São eles:
- Bahia;
- Ceará;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Maranhão;
- Mato Grosso;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Pernambuco;
- Piauí;
- Roraima;
- Tocantins.
Nesses locais, a intensidade das chuvas pode variar entre 30 mm/h e 60 mm/h — ou 50 mm/dia a 100 mm/dia. Há risco real de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas nas áreas sinalizadas.
Já os ventos podem variar de 60 km/h a 100 km/h.
Maior parte do Brasil têm alerta amarelo
Os mesmos Estados listados para alerta laranja também têm alerta amarelo sinalizado para outras regiões. Além deles, há sinalização de chuvas com perigo potencial nos seguintes locais:
- Acre;
- Alagoas;
- Amapá;
- Distrito Federal;
- Mato Grosso do Sul;
- Paraíba;
- Paraná;
- Rio Grande do Norte;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina;
- Sergipe.
Nesses casos, estão previstas chuvas entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. No entanto, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é baixo.
Apenas Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo não têm nenhuma área sinalizada com algum alerta para esta sexta-feira.
Instruções em caso de chuvas intensas
Em caso de rajadas de vento, o Inmet recomenda não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Há ainda recomendação de evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Nos casos de alerta laranja, é melhor desligar o quadro geral de energia.
Para mais informações, é possível ligar para a Defesa Civil, por meio do número 199, e para o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.