O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para tempestades para parte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 17, e no sábado, 18.
A previsão é de chuva persistente e forte, especialmente na região que faz divisa com Santa Catarina — Estado que está inteiramente sob a faixa amarela de perigo do Inmet — e no sul do Paraná.
De acordo com a Climatempo, a condição meteorológica é resultado da passagem de uma frente fria.
A empresa explica que a alteração na circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera contribui para a formação de novas áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil.
Impactos das tempestades no Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, espera-se que as tempestades alcancem até 50 mm em 24 horas em locais como Erechim, Passo Fundo e na Serra Gaúcha.
No início desta semana, a cidade de Caxias do Sul, localizada na região serrana, registrou tremores de terra durante uma enchente histórica que assola o Estado. Em Gramado, cidade vizinha, houve o desmoronamento de parte de uma rua.
Na Região Metropolitana de Porto Alegre, a chuva deve ser moderada.
Defesa Civil alerta para elevação dos níveis de água
Na noite de quinta-feira, 16, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um novo alerta sobre a continuidade da elevação dos níveis da Lagoa dos Patos.
As cidades de Rio Grande e São José do Norte, localizadas no sul, enfrentam o aumento do nível da lagoa.
Depois das enchentes históricas na Região dos Vales, os rios que transbordaram deságuam na Região Metropolitana de Porto Alegre e, posteriormente, na Lagoa dos Patos, antes de desembocar no Oceano Atlântico, o que aumentou as inundações na área.
Em São Lourenço do Sul, o nível da água atingiu 2,80 metros no final da tarde de quinta-feira, superando a cota de inundação de 1,30 metro.
Risco de temporal diminui
A sexta-feira promete ser fria no sul do país. Em Bagé, há previsão de geada, com a temperatura mínima esperada em torno de 6ºC.
No sábado, a temperatura pode cair ainda mais, com expectativa de 4ºC, embora sem previsão de tempestades.
Em Pelotas, espera-se céu nublado, mas sem chuva, com temperatura mínima de 7ºC. Em Porto Alegre, além da chuva moderada, as temperaturas devem variar entre 10ºC e 13ºC.
Segundo a Climatempo, Porto Alegre registrou, pelo terceiro dia consecutivo nesta quinta-feira, as menores temperaturas da manhã e da tarde: 6,7ºC e 13,6ºC, respectivamente.