Partes de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso estão em alerta de perigo para tempestade, conforme aviso publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste sábado, 14. O alerta vale até domingo, 15.
De acordo com o Inmet, há risco de chuvas de 30 até 60 mm/h, ventos intensos (de 60 a 100 km/h), queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
O alerta laranja vale para praticamente todo o Estado do Paraná, e a parte norte catarinense além do Vale do Itajaí. Em SP, estão em risco o litoral sul e a região que engloba Presidente Prudente e Assis. No MS, os trechos sudoeste e leste.
Partes do Acre, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso estão em alerta de “perigo potencial” para tempestade. O aviso também expira no domingo.
Alertas de risco de tempestade do Inmet nos Estados
Paraná
No Paraná, o alerta indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo, além de risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Santa Catarina e Mato Grosso do Sul
Em Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, o alerta é o mesmo. Há risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
São Paulo
Em São Paulo, o aviso do Inmet sobre vendavais diz o seguinte: “Vento variando entre 40 km/h e 60 km/h. Baixo risco de queda de galhos de árvores.”