O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a para onda de calor prevista de sábado 27, até a próxima quarta-feira, 1º de maio, em seis Estados. De acordo com o órgão, o fenômeno climático pode acarretar no aumento de até 5º C em relação à temperatura média.
O alerta emitido pelo Inmet foi o laranja, o qual indica perigo. Os Estados que devem ser afetados pela onda de calor são: Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Segundo informações do Climatempo, esta é a quarta onda de calor no país desde o início de 2024, resultado de uma área de alta pressão na média atmosfera, a qual atuará como um bloqueio atmosférico.
O sistema de alta pressão favorece a manutenção do ar seco e quente, com isso, há o aumento das temperaturas. O fenômeno inicia pelo Mato Grosso do Sul e Paraná, e migra lentamente para o leste do Sudeste.
As temperaturas podem atingir e superar os 35º C em vários pontos da faixa central e oeste de São Paulo, noroeste do Paraná, Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro e sul de Goiás.
As máximas devem ser registradas pelo período da tarde. No entanto, a previsão é que madrugadas também sejam abafadas, sobretudo no Mato Grosso do Sul, Paraná e oeste de São Paulo, devido ao escoamento do ar quente próximo à virada de abril para maio.
Ainda segundo o Climatempo, a onda de calor deve persistir em boa parte do Centro-Sul do Brasil pelo menos até quinta-feira, 2 de maio. Entretanto, o fenômeno climático pode sofrer manutenção e se estender ao longo da primeira semana de maio.