sexta-feira, julho 5, 2024
InícioGeralInmet alerta para chuvas intensas em Manaus e outras cidades do Amazonas

Inmet alerta para chuvas intensas em Manaus e outras cidades do Amazonas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta para chuvas intensas em Manaus e outras cidades do Amazonas. O aviso vale para esta quinta-feira, 16.

De acordo com o Inmet, o acumulado de chuva vai estar entre 30/60 mm/h ou 50/100 mm/dia. Haverá ventos intensos, que vão chegar até 100 km/h. 

O alerta de chuvas também vale para o sul do Estado de Roraima e oeste do Pará
O alerta de chuvas também vale para o sul do Estado de Roraima e oeste do Pará; o instituto instrui para que, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos e descargas elétricas | Foto: Reprodução/Inmet

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta também vale para o sul do Estado de Roraima e oeste do Pará. 

O Inmet já havia alertado para chuvas na Região Norte do país ao longo desta semana. As chuvas podem ser acompanhadas de raios e trovoadas. Nas demais áreas da região, podem ocorrer pancadas de chuva isoladas com menores volumes. 

Nordeste também tem alerta de chuva

Já no Nordeste, o norte do Maranhão pode registrar acumulados superiores a 70 milímetros. O litoral deve ter chuvas favorecidas pelo transporte de umidade do oceano para o continente. No interior da região, o tempo será quente.

O instituto orienta os civis a não se abrigarem debaixo de árvores, nos casos de rajadas de vento. Isso porque há risco de queda de galhos e descargas elétricas.

O motorista deve evitar estacionar seu veículo perto das torres de transmissão e placas de propagandas. Além disso, durante as chuvas, deve-se desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia elétrica. 

Leia mais:

Em caso de emergência, a Defesa Civil está disponível para atender ligações por meio do telefone 199. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo número 193.

Leia também:

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui