quarta-feira, outubro 2, 2024
InícioGeralInício de outubro indica novas ondas de calor e risco de queimadas

Início de outubro indica novas ondas de calor e risco de queimadas

No último domingo, o calor intenso e seco voltou a se intensificar. O clima marca o começo de mais uma onda de calor em todo o Brasil, conforme informações do Climatempo. O início de outubro promete temperaturas elevadas em regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste durante toda a primeira semana do mês.

A sequência de dias quentes pode novamente impactar a qualidade do ar, com altos riscos de queimadas em diversas áreas do país, além de visibilidade reduzida devido ao céu mais claro. Durante esta semana, os níveis de umidade em diversas capitais podem entrar em estado de alerta.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma advertência de onda de calor abrange diretamente o Centro-Sul do Brasil. Além de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, Bahia e Tocantins também devem ficar em atenção com o clima seco e a umidade relativa do ar oscilando entre 20% e 30%.

A previsão indica que o aumento de correntes de ar quente deve persistir, pelo menos, até 8 de outubro em grande parte do Brasil. As temperaturas, principalmente no Centro-Oeste, no interior de São Paulo, no Tocantins e no interior do Nordeste, podem voltar a registrar valores de 3 a 5 °C acima da média, com máximas chegando a 39 °C. 

Calor pode chegar a 42°C

Em Cuiabá e na cidade de Corumbá, na região oeste de Mato Grosso do Sul, há expectativa de máximas entre 40 e 42 °C nesta semana. A previsão é que, na noite de quarta-feira, uma frente fria possa provocar quedas nas temperaturas no Sul e em parte da região Sudeste.

Contudo, mesmo com a chegada desse sistema, áreas do Brasil central ainda continuarão muito quentes. Minas Gerais, Goiás e em partes do leste de Mato Grosso terão temperaturas acima da média.

Veja também:

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui