sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioEconomiaInflação dispara em Porto Alegre depois de tragédia

Inflação dispara em Porto Alegre depois de tragédia

Em Porto Alegre, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou 0,87% em maio, quase o dobro da média nacional de 0,46%. A tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul influenciou a disparada dos preços na capital gaúcha. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na terça-feira 11, na pesquisa mensal da inflação.

“A situação de calamidade acabou afetando a alta dos preços de alguns produtos e serviços”, explicou André Almeida, gerente da pesquisa do IBGE ao site Metrópoles. “Em maio, as principais altas foram da batata-inglesa (23,94%), do gás de botijão (7,39%) e da gasolina (1,80%).”

Porto Alegre, com a alta de 0,87% em maio, foi a cidade com a maior inflação entre as capitais pesquisadas. Em segundo lugar na lista de maiores aumentos ficou São Luís (MA), com alta de 0,67%.

Leia também:

Dos 16 locais pesquisados pelo IBGE, apenas Goiânia apresentou deflação de 0,06%, atribuída à queda nos preços da gasolina (-3,61%) e do etanol (-6,57%). São Paulo teve inflação de 0,37%, e ficou na 12ª posição, seguido por Brasília, que registrou 0,34%.

No Brasil, o IPCA subiu 0,46% em maio, que supera a estimativa de 0,42% do mercado. O índice nacional ficou acima da previsão de mercado para o mês de maio. A inflação oficial do país foi registrada pelo IPCA, que mensura a variação de preços.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui