quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioPolíticaIndicação de Mantega na Vale seria contrapeso à “influência bolsonarista”, dizem fontes

Indicação de Mantega na Vale seria contrapeso à “influência bolsonarista”, dizem fontes

A nova tentativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de emplacar o ex-ministro Guido Mantega no Conselho de Administração da Vale vem na esteira de um movimento para reduzir “a influência bolsonarista” na companhia.

Este é o argumento disseminado nos bastidores por fontes ligadas ao PT que mantêm relação com a companhia.

A notícia de que o governo retomou a articulação para emplacar Mantega na Vale ganhou força nesta semana, diante da aproximação do período de renovação da direção da companhia.

A ideia, agora, seria indicá-lo para o Conselho de Administração da empresa, em um processo que contemplaria a recondução do atual presidente Eduardo Bartolomeo.

No início do governo, Lula chegou a cogitar, sem sucesso, a indicação de Mantega para presidir a empresa.

A tese de que é preciso neutralizar o que uma ala do PT descreve como “tentáculos bolsonaristas” no setor produtivo é defendida internamente por nomes como o ex-ministro José Dirceu.

Tal teoria já serviu, lá atrás, como crítica à indicação de nomes como o de Marcelo Sampaio para integrar a diretoria da empresa.

Ex-ministro de Infraestrutura do governo Bolsonaro e genro do ex-ministro Luiz Eduardo Ramos, Sampaio assumiu no ano passado a diretoria de Assuntos Regulatórios da Vale, logo na largada do governo petista.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui