Em mais um passo na sua consolidação como uma potência espacial, a Índia apresentou os quatro astronautas que realizarão a primeira viagem espacial tripulada do país. Eles irão passar três dias a 400 quilômetro da órbita da Terra.
Leia mais
A previsão é que a missão Gaganyaan (nave celeste em híndi, língua descendente direta do sânscrito) seja lançada no ano que vem e tenha um custo de US$ 1,1 bilhão (mais de R$ 5 bilhões).
O primeiro-ministro indiano Narendra Modi concedeu aos quatro membros da tripulação, todos oficiais da força aérea, “asas de astronauta” em um centro espacial em Thiruvananthapuram, no estado de Kerala, nesta terça-feira (27).
Os quatro oficiais são Prashanth Balakrishnan Nair, Ajit Krishnan, Angad Pratap e Shubhanshu Shukla. No X (antigo Twitter), Modi disse que a Gaganyaan será uma conquista histórica para a Índia.
A primeira viagem de um indiano ao espaço aconteceu há quatro décadas. Na oportunidade, o oficial da força aérea Rakesh Sharma fez o voo em uma missão soviética.
Até hoje, apenas Estados Unidos, Rússia e China enviaram suas próprias missões tripuladas ao espaço. Astronautas de mais de 30 outros países também já fizeram viagens espaciais, mas sempre a bordo de missões americanas ou russas (como no caso da própria Índia). As informações são da Folha de São Paulo.
Índia: nova potência espacial?
- Os indianos têm obtido diversas conquistas espaciais recentemente.
- Em agosto de 2023, a missão Chandrayaan-3 conseguiu o feito inédito de pousar no polo sul da Lua.
- Já no início deste ano, a sonda Aditya-L1 entrou com sucesso na órbita do Sol para estudar a camada mais externa da atmosfera solar, chamada corona, e sua influência no clima espacial.
- Além disso, as autoridades indianas pretendem enviar um robô humanoide ao espaço.