Independiente Del Valle e Palmeiras se encontram pela terceira rodada da Copa Libertadores em um confronto direto pela liderança do grupo F. Com quatro pontos, as equipes dividem o topo da chave e uma vitória na partida disputada no estádio Banco Guayaquil, em Quito, no Equador, a partir das 21h30 (de Brasília), pode fazer a diferença para definir a classificação à fase de mata-mata do torneio.
Hoje, o Verdão só aparece no topo da chave por conta do número de gols marcados (4 x 3) e precisará superar o desgaste de uma temporada intensa para seguir a frente do time que surge como o maior rival na primeira fase.
Depois de 22 jogos em um intervalo de exatos três meses, a equipe de Abel Ferreira dá sinais de cansaço e vem de duas partidas sem vitória – uma derrota para o Internacional e um empate com o Flamengo, em confrontos como mandante pela Série A do Campeonato Brasileiro.
A preocupação cresce por conta do jogo contra o Independiente Del Valle ser disputado em uma altitude de 2.850 metros. Para amenizar os efeitos, o estafe alviverde adotou uma série de cuidados com a alimentação e ainda antecipou a viagem para o Equador para a última segunda-feira (22).
“Sabemos que a altitude é uma arma que eles têm. Viemos antes para poder nos adaptar, sentir o clima daqui. Hoje tivemos um treinamento de adaptação, alguns meninos ainda não jogaram na altitude e vai ser difícil para eles. Outros que estão aqui há mais tempo já jogaram na altitude e sabem controlar esse tipo de situação”, afirmou o atacante Rony.
O técnico Abel Ferreira, na última entrevista coletiva, admitiu que os jogadores estão desgastados e deixou em aberto a possibilidade de mexer na equipe para o confronto.
A principal dúvida na esalação é em relação ao meia Rapahael Veiga. Titular nas últimas 12 partidas, o jogador não tem encontrado descanso porque o treinador afirma não ter substituto pronto para a vaga.
Caso ele não seja titular, Gabriel Menino e Rômulo surgem como principais opções. Há ainda a possibilidade de o treinador novamente mudar o esquema de jogo, abrindo mão dos três zagueiros (veja possível formação mais abaixo).
Para esta partida, o meio-campista Zé Rafael segue de fora por conta de uma lombalgia. Além dele, os atacante Dudu e Bruno Rodrigues estão em recuperação de uma cirurgia no joelho direito.
O Independiente Del Valle atravessa uma temporada invicta até o momento. Foram 11 jogos, com seis vitórias e cinco empates.
Atualmente, a equipe também disputa a liderança do Campeonato Equatoriano e está com 19 pontos, no segundo lugar. Quem lidera é o Aucas, com 20 pontos.
Independiente De Valle x Palmeiras
Independiente Del ValleMoisés Ramírez; Landázuri, Mateo Carabajal, Richard Schunke e Beder Caicedo; Joao Ortiz, Cristian Zabala, Junior Sornoza e Renato Ibarra; Kendry Paéz e Michael Hoyos. Técnico: Javier Gandolfi
PalmeirasWeverton; Murilo, Luan (Lázaro) e Gómez; Mayke (Marcos Rocha), Aníbal Moreno, Richard Ríos, Raphael Veiga (Gabriel Menino ou Rômulo) e Piquerez; Endrick e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira
- Data e horário: 24 de abril de 2024, às 21h30 (de Brasília)
- Árbitro: Cristian Garay (Chile)
- Auxiliares: José Retamal (Chile) e Gabriel Ureta (Chile)
- Árbitro de vídeo: Fernando Vejar (Chile)
- Transmissão: TV Globo, ESPN e Star+