sexta-feira, outubro 4, 2024
InícioGeralIncêndios em São Paulo deixam 2 mortos e 66 feridos

Incêndios em São Paulo deixam 2 mortos e 66 feridos

De acordo com dados da Defesa Civil, até esta segunda-feira, 26, os incêndios no Estado de São Paulo resultaram em duas mortes e 66 feridos, além de outros transtornos, como interrupção de aulas e lotação de hospitais.

Em Altinópolis, 60 pessoas precisaram de atendimento por inalação de fumaça. Já na rodovia Armando Sales de Oliveira (SP-322), na altura de Bebedouro, na quinta-feira 22, seis ficaram feridas em engavetamento. A fumaça decorrente das queimadas diminuiu a visibilidade na pista.

Na sexta-feira 23, dois funcionários de uma usina morreram durante tentativa de combate ao fogo, em Urupês. Ao todo, a Defesa Civil calcula que 80 pessoas ficaram desalojadas em razão do problema, mas também informa que, nesta segunda, não há mais focos de incêndio ativos no Estado.

Suspensão de aulas

Escolas municipais de Ribeirão Preto ficarão sem aula devido às queimadas
Ribeirão Preto é uma das cidades mais afetadas pelas queimadas que se espalharam pelo interior de São Paulo nos últimos dias | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Prefeitura de Ribeirão Preto suspendeu as aulas em todas as escolas municipais da cidade, já que houve um grande acúmulo de fuligem nos prédios. Isso poderia prejudicar a saúde de funcionários e alunos.

“Uma higienização rigorosa deve ser realizada em todas as unidades escolares, a fim de evitar ou agravar problemas de saúde”, informa o poder público em comunicado. “Eles podem afetar particularmente bebês e crianças.”

A Polícia Federal abriu inquéritos para investigar ação criminosa nos incêndios, enquanto o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou um plano emergencial de saúde.

Plano emergencial de saúde em São Paulo por causa dos incêndios

Governador Tarcísio de Freitas em visita a Ribeirão Preto, no dia 25/08/2024, em razão das queimadas
Governador Tarcísio de Freitas esteve em Ribeirão Preto neste domingo, 25, para acompanhar a operação de combate ao fogo no interior do Estado | Foto: Divulgação/Vinicius Rosa/Governo do Estado de São Paulo

Com a situação agravada, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) viajou para Ribeirão Preto, neste domingo, 25. Ele anunciou um plano emergencial de saúde para reforçar o atendimento de casos respiratórios causados pela fumaça e baixa umidade do ar.

“Cada município vai receber um link para o atendimento em telemedicina, com pediatra e pneumologista disponíveis 24 horas”, disse Tarcísio. “Assim, a gente pode organizar melhor quem vai ser atendido nos hospitais ou em casa.”

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que a intensificação dos incêndios em dois dias é um indício de ação humana. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também destacou a suspeita de atos criminosos. Segundo ele, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) não registrou incêndios naturais no Estado.

Leia também:

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui