Um incêndio em uma fábrica de óleo na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio de Janeiro, causou muita fumaça no início da tarde deste sábado, 8. Conforme as autoridades, não há registro de feridos.
Às 18h20, os bombeiros informaram que o fogo estava sob controle. O trabalho de monitoramento e rescaldo, contudo, continuará durante principalmente o período da noite e também ao longo deste domingo, 9. Desse modo, os bombeiros querem primeiramente garantir o resfriamento das áreas e, assim, evitar risco de propagação do incêndio.
Fábrica pertence ao Grupo Cosan
Em um segundo momento, o objetivo é, sobretudo, investigar as causas do acidente. O local do fogo, que começou por volta das 12h30, é na fábrica da Moove, na rua Campo da Ribeira. Moradores relataram explosões durante a tarde.
A Moove é uma empresa do Grupo Cosan. Gigante do setor de açúcar e etanol, a Cosan tem negócios também na distribuição de combustíveis, gás natural e logística. Em nota, a Moove confirmou o caso e afirmou que o fogo não atingiu os tanques de combustível
Quartéis do Corpo de Bombeiros do Fundão, do quartel Central, Penha e Ilha do Governador foram acionados por volta das 12h36. Depois, quartéis de Campos Elísios, Barra de Tijuca e o grupamento técnico de suprimento de água de São Cristóvão também se encaminharam para o local. Ao todo, o evento mobilizou 65 bombeiros militares de 15 unidades da corporação, segundo informações do jornal O Globo.
A fumaça espessa e escura podia ser vista de diferentes pontos do Rio e da Região Metropolitana da cidade. O Instituto Estadual do Ambiente visitou a região do incêndio para avaliar possíveis danos ambientais.