As agências dos Correios estão disponíveis até 29 de novembro para os consumidores renegociarem dívidas, com até 99% de desconto e sem cobrança de taxas adicionais. A ação começou na última segunda-feira, 4, em parceria com a Serasa.
A iniciativa faz parte da 32ª edição do Feirão Serasa Limpa Nome. Mais de mil empresas de varejo, bancos, telecomunicações, água, energia e outros segmentos participam, com ofertas especiais de descontos e opções de parcelamento.
“Queremos possibilitar que muitos brasileiros possam negociar suas dívidas e combater a inadimplência no país, que atinge mais de 72,6 milhões de brasileiros”, declarou a gerente da Serasa, Alice Maciel, em nota.
#FeirãoSerasaLimpaNome | Os Correios e a Serasa se juntaram para dar uma força aos brasileiros que precisam quitar os débitos até o fim do ano! 💛🤝🧢🤩 pic.twitter.com/zTUiglkUeP
— Correios (@correiosBR) October 31, 2024
As pessoas interessadas na renegociação devem levar o CPF e um documento oficial com foto a uma agência dos Correios. Lá, precisam pedir pelo serviço do Serasa Limpa Nome e, assim, consultar as próprias dívidas e fazer o pagamento.
Bancos também promovem renegociação de dívidas em novembro
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também promove o próprio mutirão para renegociação de dívidas, que começou na última sexta-feira, 1º, e vai até 30 de novembro.
O Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Centros de Defesa do Consumidor (Procon) de todo o país também participam da iniciativa, chamada Meu Bolso em Dia.
“Os bancos estão empenhados em ofertar condições especiais para a negociação de dívidas em atraso e contribuir para a recuperação financeira do consumidor”, afirma Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban.
Durante a ação, os bancos participantes oferecem parcelamento, descontos ou taxa de juros reduzida para refinanciamento, de acordo com a política de crédito da instituição. Segundo Amaury, “é uma importante iniciativa nacional, que reflete o compromisso dos bancos com o consumidor e a prevenção ao superendividamento.”