quarta-feira, outubro 2, 2024
InícioCiência e tecnologiaImagine With Meta AI usou 1 bilhão de fotos de Instagram e...

Imagine With Meta AI usou 1 bilhão de fotos de Instagram e FaceBook

Na última semana, a Meta lançou o “Imagine with Meta AI“, uma plataforma gratuita para a geração de imagens via prompts de texto semelhante ao DALL-E 3 e Midjourney. A empresa já oferecia a funcionalidade no chatbot Meta AI, mas agora lançou um serviço independente para a criação de imagens.

Segundo o portal ARS Technica, para treinar o modelo responsável pela geração de imagens, a gigante da tecnologia utilizou mais de 1,1 bilhão de imagens do Facebook e do Instagram. A informação foi confirmada pelo presidente de assuntos globais da Meta, Nick Clegg. Ele afirmou que os dados são provenientes de uma ampla coleta de postagens nas principais redes sociais da companhia.

Este método de compilação de dados de treinamento é um pouco diferente do convencional e só é possível porque a Meta conta com um acervo enorme de imagens e legendas criadas pelos seus próprios clientes. Enquanto isso, outras empresas acabam utilizando bancos de imagens disponíveis na internet.

De acordo com as diretrizes da companhia, apenas imagens públicas são utilizadas para treinamento. Ou seja, se você tem publicações privadas em suas redes sociais, é provável que não tenha feito parte dos materiais de treinamento do sistema de inteligencia artificial.

Treinamento de IA da Meta

Utilizar uma boa base de dados de treinamento é fundamental para que a IA “aprenda” como chegar aos resultados solicitados pelos usuários em condições reais. Como se sabe, a Meta é uma das empresas que, com todas as suas redes sociais, possui uma das maiores bases de usuários do planeta.

A nova plataforma da corporação funciona alimentada por um modelo próprio chamado Emu. Além disso, também alimenta outras ferramentas como o gerador e editor de vídeos por IA “Emu Video”. É mais um passo para a empresa concretizar seus planos de disponibilizar ferramentas de inteligência artificial completas para um público mais amplo.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui