Na última terça-feira, 29, moradores de Valência, na Espanha, enfrentaram tempestades que devastaram a Província. Para se ter ideia, na cidade de Chiva, caíram quase 500 mm de chuvas em apenas oito horas, segundo a Agência Estatal de Meteorologia da Espanha (AEMET).
O Operador Terrestre Operacional (OLI), do satélite Landsat 8, da Nasa, captou imagens que mostram as inundações generalizadas em terras urbanas e agrícolas dentro e ao redor de cidades costeiras de Valência.
Para efeito de comparação, a imagem abaixo mostra o antes e o depois das chuvas atingirem a região.
As razões que explicam a tempestade na Espanha
As chuvas ocorreram em virtude de um sistema meteorológico de baixa pressão em alta altitude. Isso ocorre quando há um encontro de ar frio em altitude (cinco mil metros) com massas de ar quentes e úmidas. Esse tipo de fenômeno é conhecido como depressão isolada em altos níveis (Dana).
Pelo menos 158 pessoas morreram, em razão das chuvas
De acordo com a imprensa espanhola, até esta sexta-feira, 1º, cerca de 158 pessoas morreram por causa das chuvas. Ainda há muitas pessoas desaparecidas.
Além disso, as chuvas danificaram estruturas como estradas, pontes e ferrovias. Imagens mostram veículos e escombros nas ruas de algumas cidades. Mais de mil militares estão trabalhando nas operações de resgate.